29 August 2024

Prova científica da existência de deus (com numerozinhos e tudo): 1/20 000 000

(ver aqui)

28 August 2024

Apresentar livros do neo-facho Mithá (para além do currículo anterior), aparentemente, não é problema para a UE
 
MLA ao lado do ex-secretário de Estado do supositório, no congresso do PSD
 
(sequência daqui) Mais prosaicamente, David Lynch tinha "caixotes e caixotes" de gravações de Angelo Badalamenti (o seu fidelíssimo compositor desaparecido em 2022) bem como do "sound designer" Big Dean Hurley aos quais, carinhosamente, chamava "lenha para a fogueira". Já habituado a trabalhar com Chrystabell - na banda sonora de Inland Empire (2006), no álbum de 2011, This Train, no EP Somewhere In The Nowhere (2016), e, enquanto actriz, na pele da agente, Tammy Preston, em Twin Peaks: The Return (2017) -, convocou-a para, no seu Asymmetrical Studio, de Los Angeles, participar em sessões de improvisação e montagem sonora experimentais. A inspiração, recorda Lynch, vinha ainda de Angelo Badalamenti: "Ele costumava dizer, 'David, tudo se resume a estas 12 notas'. Mas esta música talvez contenha mais do que 12. Quando arriscamos acidentes e ousamos experiências, tudo é diferente". É verdade. Mas se, na obra cinematográfica de David Lynch, os desdobramentos e multiplicações de figuras e personagens desenvolvem uma fertilíssima (i)lógica própria, em Cellophane Memories, a voz de Chrystabell - um soprano velado, sussurrado sobre o microfone - fantasmaticamente duplicada, triplicada, "cut-up", "looped" e revertida, gera apenas uma massa sonora vocal confusa, desnecessariamente informe e sem rumo. (segue para aqui)
O patético chefe da seita social-fascista local concorda com o sub-chefe da taberna laranja - e aconselha-nos a olhar para aqui com uma lupa que ainda descobriremos alguma coisinha jeitosa
É melhor irmos pondo 
as barbas de molho...

25 August 2024

O ISCO E O ANZOL
Não será exactamente como a história de Nicolás Maduro acerca das visitas que o já falecido Hugo Chávez lhe fazia sob a forma de um passarinho azul, mas anda lá perto. Conta, então, David Lynch que, durante um passeio noturno pela floresta, por cima das altas copas, avistou uma luz que cintilava. A luz transformar-se-ia na voz de Chrystabell que - aqui, à maneira do fenómeno psicadélico de Fátima - lhe revelaria um segredo. A própria Chrystabell, acerca do que daí resultou no álbum Cellophane Memories, explica que "possui muitas portas que ficaram abertas para nos maravilharmos. Como se fosse 'mood music'. Não porque crie um 'mood', mas porque é capaz de reflectir o 'mood' em que estivermos". E, acrescenta Lynch, "A transparência destas vozes multiplicadas e sobrepostas permite que, por trás de uma, possam escutar-se as outras. Como se fosse um celofane que evoca memórias", avisando que devemos esperar "o tipo de paisagens sublimes que muitas vezes se calcorreia em busca de um amante perdido: céus azuis e brancos, rosas vermelhas, trevas de tempestade, remoinhos de vento e perfumes estivais". (daqui; segue para aqui)

22 August 2024

 
 
(sequência daqui) "But it is not only the person himself who suffers from his busy habits, but his wife and children, his friends and relations, and down to the very people he sits with in a railway carriage or an omnibus. Perpetual devotion to what a man calls his business, is only to be sustained by perpetual neglect of many other things. And it is not by any means certain that a man's business is the most important thing he has to do. To an impartial estimate it will seem clear that many of the wisest, most virtuous, and most beneficent parts that are to be played upon the Theatre of Life are filled by gratuitous performers, and pass, among the world at large, as phases of idleness. For in that Theatre, not only the walking gentlemen, singing chambermaids, and diligent fiddlers in the orchestra, but those who look on and clap their hands from the benches, do really play a part and fulfill important offices towards the general result. (...) A happy man or woman is a better thing to find than a five-pound note. He or she is a radiating focus of goodwill; and their entrance into a room is as though another candle had been lighted. We need not care whether they could prove the forty-seventh proposition; they do a better thing than that, they practically demonstrate the great Theorem of the Liveableness of Life.
 
Consequently, if a person cannot be happy without remaining idle, idle he should remain. It is a revolutionary precept; but thanks to hunger and the workhouse, one not easily to be abused; and within practical limits, it is one of the most incontestable truths in the whole Body of Morality. Look at one of your industrious fellows for a moment, I beseech you. He sows hurry and reaps indigestion; he puts a vast deal of activity out to interest, and receives a large measure of nervous derangement in return. Either he absents himself entirely from all fellowship, and lives a recluse in a garret, with carpet slippers and a leaden inkpot; or he comes among people swiftly and bitterly, in a contraction of his whole nervous system, to discharge some temper before he returns to work. I do not care how much or how well he works, this fellow is an evil feature in other people's lives. They would be happier if he were dead". (Robert Louis Stevenson - An Apology for Idlers & Other Essays; tradução em português; segue)

19 August 2024

 
(sequência daqui) Nunca tendo sequer chegado a trocar ideias sobre o assunto, uma noite, sem aviso, receberam um email com a mistura completa da faixa: ponto de equilíbrio perfeito entre Loma e Eno, era um mantra minimal e enigmático predestinado para concluir o álbum. Já mais afoitos nos corredores da aristocracia art pop, para o novo How Will I Live Without A Body?, atreveram-se a contactar Laurie Anderson para, por meio de um zingarelho de AI por ela educado no conhecimento profundo da sua obra, lhe propor a escrita de textos a partir de imagens fotográficas. Daí resultaram "How It Starts" ("The risk is in all you're holding, bodies only know, how to fall together") e "Affinity" ("From the day, that I could talk, I had to know, how will I live, without a body?") a juntar às 9 outras, gravadas entre uma oficina de urnas funerárias e as ruinas de uma capela do século XII, naquela zona translúcida onde coabitam "field recordings", clarinetes, folktronica e as sombras de tudo isso.

17 August 2024

... e, não nos afastando demasiado daqui, recorde-se, então, os "Suspiros, Assoprozinhos, Beijinhos, Travesseiros, Barriga de freira, Espera marido, Pastelinhos de boca de dama, Torta de línguas, Línguas de damas, Beijos de freiras, Gargantas de freiras, Freirinhas. E muitos que ainda precisam de tradução como as Pombinhas de Alcorce do Convento da Conceição, de Elvas. Alcouce, no linguajar da época, queria dizer lupanar, bordel. Ou mesmo os Derriços, doce típico de Penacova, que quer dizer pessoas que namoram. Ainda existiam os Charutos de amêndoas ou as Fofas do Faial ou mesmo os Pitos de Santa Luzia, onde pito na gíria popular rural quer dizer vagina.(...) Existiram as Bolas do Paraíso, o Doce Serafim, as Fatias do Conde, as Orelhas-de-Abade, os Fofinhos do Convento. Teve um que ficou especialmente conhecido por seu caráter explícito: o Pirilau do Frade Ambrósio, com origem no antigo Convento do Loreto, em Vila Nova da Barquinha"
 
O Pirilau do Frade Ambrósio
"Curral das Freiras" 
é um belíssimo nome

15 August 2024

Parece que o enorme político-artista mudou de opinião; mas, como sempre, é obrigatório recordar a obra imortal de Mendes Bota
ZONA TRANSLÚCIDA
Era Agosto de 2018 e, no final do concerto dos Loma durante o SPF 30 - que comemorava o 30º aniversário da Sub Pop, de Seattle -, a cantora Emily Cross mergulhou sobre a multidão presente na praia onde o festival decorria. E, tomando-a como trampolim, lançou-se ao mar enquanto no palco, Dan Duszynski e Jonathan Meiburg continuavam a tocar. Como confessaria Cross, "Era o maior público para o qual alguma vez tínhamos actuado. Pensámos: porque não pararmos aqui já?" Tal decisão drástica não chegaria, porém, a ser tomada. Muito menos após, a 26 de Dezembro, Emily ter recebido um email de um amigo que contava ter ouvido Brian Eno na BBC Radio jorrando louvores sobre, Loma (2018), o anterior (e primeiro) álbum da banda. Ainda incrédulos acerca da benção de Sua Alteza Brian Peter George Jean-Baptiste de la Salle Eno, durante as gravações de Dont' Shy Away (2020), ganharam coragem para lhe enviar uma maqueta de "Homing" a que ele "deveria fazer o que quisesse" (daqui; segue para aqui)

14 August 2024

Eliza Carthy -"That's The Way The Polka Goes"

(daqui; álbum integral aqui)

(sequência daqui) "To see them, you would suppose there was nothing to look at and no one to speak with; you would imagine they were paralysed or alienated: and yet very possibly they are hard workers in their own way, and have good eyesight for a flaw in a deed or a turn of the market. They have been to school and college, but all the time they had their eye on the medal; they have gone about in the world and mixed with clever people, but all the time they were thinking of their own affairs. As if a man's soul were not too small to begin with, they have dwarfed and narrowed theirs by a life of all work and no play; until here they are at forty, with a listless attention, a mind vacant of all material of amusement, and not one thought to rub against another, while they wait for the train. Before he was breeched, he might have clambered on the boxes; when he was twenty, he would have stared at the girls; but now the pipe is smoked out, the snuff-box empty, and my gentleman sits bolt upright upon a bench, with lamentable eyes. This does not appeal to me as being Success in Life". (Robert Louis Stevenson - An Apology for Idlers & Other Essays; tradução em português; segue para aqui)

10 August 2024

06 August 2024

Mas, ó cambada de gebos ignaros, vocês fazem alguma vaga ideia do que 'far left', 'dangerously liberal' e 'radical' realmente significam? (já agora, ver também aqui e aqui)

"The Trump campaign and leading Republicans have launched their first attacks on Tim Walz, labelling him as 'far left', 'dangerously liberal' and a 'radical'"

 Alberto Vargas - Pin-ups (IV)



 

"Extreme busyness, whether at school or college, kirk or market, is a symptom of deficient vitality; and a faculty for idleness implies a catholic appetite and a strong sense of personal identity. There is a sort of dead-alive, hackneyed people about, who are scarcely conscious of living except in the exercise of some conventional occupation. Bring these fellows into the country, or set them aboard ship, and you will see how they pine for their desk or their study. They have no curiosity; they cannot give themselves over to random provocations; they do not take pleasure in the exercise of their faculties for its own sake; and unless Necessity lays about them with a stick, they will even stand still. It is no good speaking to such folk: they cannot be idle, their nature is not generous enough; and they pass those hours in a sort of coma, which are not dedicated to furious moiling in the gold-mill. When they do not require to go to the office, when they are not hungry and have no mind to drink, the whole breathing world is a blank to them. If they have to wait an hour or so for a train, they fall into a stupid trance with their eyes open" (Robert Louis Stevenson - An Apology for Idlers & Other Essays; tradução em português; segue para aqui)
Teddy Thompson - "Those Damn Roches"

(daqui; ver aqui)

04 August 2024

Aoife O'Donovan - "America, Come"

Bryan Ferry - "You Go To My Head"  

The Unthanks - "Three Shaky Ships"
 
(sequência daqui) Não porque isso tivesse algo a ver com o seu passado: "Não, na altura, não ouvia os Roxy Music. Provavelmente, escutava música folk búlgara. Líamos Blavatsky e Gurdjieff, todos esses velhos charlatâes, e acreditávamos em tudo. E, ui!... o Livro Tibetano dos Mortos... Levavamo-nos muito a sério e, agora, não sou sequer capaz de perder um segundo com aquilo", confessou Linda ao "Guardian". Na verdade, o que aqui importa é a fantástica legião de músicos, vozes e instrumentos que, para Proxy Music convergiram: os filhos Teddy e Kami, o neto Zak, Richard Thompson, as Unthanks, The Proclaimers, The Rails, Martha e Rufus Wainwright, Eliza Carthy, John Grant, o veterano violinista Aly Bain, e as óptimas revelações Ren Harvieu e Dori Freeman, entregues a belíssimas e saborosas confissões auto-irónicas ("I’m alone now, you’d think I’d be sad, no voice, no son, no man to be had, you’re wrong as can be boys, I’m solvent and free boys, all my troubles are gone”), abrindo espaços por ocupar na riquíssima linhagem das dinastias folk - os Wainwrights, Roches, McGarrigles, Watersons, Carthys, Coppers e Thompsons - que, por entre afinetadas avulsas (“And if it’s true, that only the good die young, lucky old you, ’cause you’ll be around until kingdom come”), em "Those Damn Roches", celebram, identificando com precisão a delicada relojoaria familiar que tudo move: “Faraway Thompsons tug at my heart, can’t get along ’cept when we’re apart, Is it life, or is it art? One and the same”.

01 August 2024

 
Ren Harvieu - "I Used To Be So Pretty"
 
(sequência daqui) Meio século depois de, com o então companheiro (e ex-Fairport Convention), Richard Thompson, ter gravado a obra-prima absoluta I Want to See the Bright Lights Tonight, e pouco menos após os nada menores Hokey Pokey (1975), Pour Down Like Silver (1975), First Light (1978), Sunnyvista (1979) e Shoot Out the Lights (1982), bem como, a solo - mas já então atormentada pela disfonia espasmódica que lhe condicionava seriamente o uso da voz -, One Clear Moment (1985), Fashionably Late (2002), Versatile Heart (2007) e Won't Be Long Now (2013), Linda Thompson ver-se-ia, enfim, obrigada a abdicar do canto, concentrando-se apenas na composição. É em momentos destes que, sob as mais duras adversidades, a imaginação e o sentido de humor podem fazer milagres. Seleccionando um grupo de intérpretes - família próxima e amigos - que, por procuração (em inglês, "by proxy"), emprestariam a voz âs suas canções, chamaria, naturalmente, ao álbum Proxy Music. Mas não se ficaria por aí: a capa seria uma perfeitíssima reprodução da do álbum de estreia dos Roxy Music, com a septuagenária avançada Linda no lugar de Kari-Ann Muller. (segue para aqui)
... e, evidentemente, os camaradas social-fachos amuam e fazem beicinho...