18 April 2025

11 April 2025

 Lisa Knapp & Gerry Diver - "Train Song"
 
(sequência daqui) E, exemplificando com uma das "murder ballads" mais sanguinolentas do álbum - "Long Lankin" - ambos explicam: "A canção fala através de diversas vozes e personalidades e todas se mostram vivas e vibrantes. Assim que escutámos aquela narrativa tenebrosa e macabra, isso desencadeou inúmeras ideias particularmente dissonantes. Sempre preferimos o lado negro da folk e, tanto o texto como o modo menor, alinham-se perfeitamente com essa afinidade para uma estética tão sombria e introspectiva quanto possível. Que é como nós gostamos das nossas histórias de terror". Do plano sonoro geral (que dir-se-ia obedecer a uma obrigatória rudeza tomwaitsiana) à estratificação de sentidos (algures entre a magia Mesolítica e o abstraccionismo capaz de ser sugado a um colectivo electro-acústico), Hinterland só poderá ser considerado um clássico.
... e, agora, a ofensiva neanderthal dirige-se às universidades

07 April 2025

CRU, REAL E SEM LIMITES
Discretamente embrenhada no trio Hack-Poets Guild - abrigo de notabilidades da folk britânica e suas audaciosas extensões contemporâneas - foi, porém, aí mesmo que, há dois anos, ao lado de Marry Waterson e Nathaniel Mann, nos apercebemos da existência de Lisa Knapp. Era o momento de publicação de Blackletter Garland, etapa final de um processo que começara pela exploração do espólio de "broadside ballads" da Bodleian Library de Oxford e conduzira ao registo de Blackletter Garland, uma perfeitíssima viagem temporal, da Idade Média ao insondável futuro, numa vertigem de vozes, "drones" e destroços sonoros à deriva. Os Stick in The Wheel já se haviam aproximado das fronteiras deste território mas Blackletter Garden arrombar-lhe-ia os portões. E, agora, Hinterland (explica-nos o dicionário: "uma área situada para além do que é visível ou conhecido"), pelas mãos de Lisa Knapp e Gerry Diver, começa a cartografá-lo palmo a palmo. "Desejámos criar algo cru, real e sem limites. Algo que pudéssemos atirar â cara de quem insiste em afirmar que a folk é uma forma estática" diria Diver à "Klofmag". (daqui; segue para aqui)

"Hawk & Crow"

06 April 2025

Brian Eno: British musician, composer, and record producer, connects with Zane Lowe to break down his latest studio album, FOREVERANDEVERNOMORE


Appaloosa - "Tulu Rogers"

(daqui; álbum na íntegra aqui)