(conferir aqui)
30 April 2025
29 April 2025
DO MAPA PARA O TERRITÓRIO
Nas três páginas que a "Uncut" de Maio, na secção "The Making Of", dedica à génese de "Feed The Tree", single de 1993 das Belly, Tanya Donelly conta como essa canção surgiu de um momento em que, sozinha, cantava em simultâneo com "Carolyn's Fingers", dos Cocteau Twins. O que, sabendo-se quão peculiar é a dicção de Liz Fraser, conduziu Tanya à involuntária criação de uma letra alternativa. Igualmente saborosa é a história de "The Part You Throw Away" (2002), o suposto fado oculto de Tom Waits: "Gosto de coisas mal compreendidas. Penso que tenho um problema de processamento auditivo. Gosto de ouvir uma canção num rádio ao longe e não a perceber bem quando é interrompida pelo som de um avião, do vento ou de um tractor. Gosto das peças que faltam. Não gosto das coisas muito arrumadinhas. O Terry Gilliam ouviu aquela frase de 'The Part You Throw Away' onde canto 'In a Portuguese saloon' e julgou que eu estava a dizer 'On the porch the geese salute'. Fica muito melhor assim! Espero que haja muito mais gente que me compreenda mal!". (daqui; segue)
"Very Berk Squad"
28 April 2025
27 April 2025
25 April 2025
25 de Abril com fascistóides engavetados (nem que seja por umas horas)
dá logo outro sabor ao cozinhado
PS (12:45) - Desconhecia o discurso (invariavelmente mentiroso) do taberneiro. Não altera uma sílaba ao post.
24 April 2025
23 April 2025
22 April 2025
21 April 2025
20 April 2025
19 April 2025
E, se Banksy fosse, afinal, uma senhora uruguaia de meia-idade, o que mudava?...
Hornsey Road, área de Finsbury Park, Londres
18 April 2025
Mary McPartlan, Lisa Knapp and Gerry Diver in rehearsals for The Legend Of Margaret Barry (ver aqui)
17 April 2025
16 April 2025
Calma, não se empurrem,que
isto agora há-de haver uma conspiraçãozita para todos!
(se calhar, até para o MRPP e tudo)
Atrium Musicae de Madrid/Gregorio Paniagua - "Spagna contrapunto"
(do álbum La Spagna: A Tune Through Three Centuries, na íntegra aqui)
15 April 2025
14 April 2025
13 April 2025
12 April 2025
2025 - Prémio "Poesia Facebook"
"Este meu sorriso acompanha-me desde que eu nasci e eu não vou deixar de ser quem sou" (Ponto Negro, o bebé que, ao nascer, não chorou - ver aqui)
11 April 2025
Lisa Knapp & Gerry Diver - "Train Song"
(sequência daqui) E, exemplificando com uma das "murder ballads" mais sanguinolentas do álbum - "Long Lankin" - ambos explicam: "A canção fala através de diversas vozes e personalidades e todas se mostram vivas e vibrantes. Assim que escutámos aquela narrativa tenebrosa e macabra, isso desencadeou inúmeras ideias particularmente dissonantes. Sempre preferimos o lado negro da folk e, tanto o texto como o modo menor, alinham-se perfeitamente com essa afinidade para uma estética tão sombria e introspectiva quanto possível. Que é como nós gostamos das nossas histórias de terror". Do plano sonoro geral (que dir-se-ia obedecer a uma obrigatória rudeza tomwaitsiana) à estratificação de sentidos (algures entre a magia Mesolítica e o abstraccionismo capaz de ser sugado a um colectivo electro-acústico), Hinterland só poderá ser considerado um clássico.
10 April 2025
09 April 2025
08 April 2025
07 April 2025
CRU, REAL E SEM LIMITES
Discretamente embrenhada no trio Hack-Poets Guild - abrigo de notabilidades da folk britânica e suas audaciosas extensões contemporâneas - foi, porém, aí mesmo que, há dois anos, ao lado de Marry Waterson e Nathaniel Mann, nos apercebemos da existência de Lisa Knapp. Era o momento de publicação de Blackletter Garland, etapa final de um processo que começara pela exploração do espólio de "broadside ballads" da Bodleian Library de Oxford e conduzira ao registo de Blackletter Garland, uma perfeitíssima viagem temporal, da Idade Média ao insondável futuro, numa vertigem de vozes, "drones" e destroços sonoros à deriva. Os Stick in The Wheel já se haviam aproximado das fronteiras deste território mas Blackletter Garden arrombar-lhe-ia os portões. E, agora, Hinterland (explica-nos o dicionário: "uma área situada para além do que é visível ou conhecido"), pelas mãos de Lisa Knapp e Gerry Diver, começa a cartografá-lo palmo a palmo. "Desejámos criar algo cru, real e sem limites. Algo que pudéssemos atirar â cara de quem insiste em afirmar que a folk é uma forma estática" diria Diver à "Klofmag". (daqui; segue para aqui)
"Hawk & Crow"
06 April 2025
Brian Eno: British musician, composer, and record producer, connects with Zane Lowe to break down his latest studio album, FOREVERANDEVERNOMORE
05 April 2025
01 April 2025
Edit (02/04/2025) - ... ou como os velhos métodos continuam a produzir resultados... e (23:53) o 'light show' continua