O MAGALHÃES, O PORCO
E O SÓCRATES (O OUTRO)![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDdx3YQNBz1qnNWd9psPOp3AV8neB98SidCMVgl1uvjZP5YiP0Ch4CIVoDIWN4TrBj__L4P6Zlq2y5TEtvf_hLq4JL7sy4Wch54McVKJFTCVzshUwVDr3uEzndMGJlx9-3tW912si7pG96/s200/classmate_pc_cover.jpg)
"Sobre o Magalhães (refiro-me ao computador português feito no estrangeiro) já se escreveram muitos e interessantes comentários, uns a favor e outros contra. Tudo visto, parece-me que resta uma generalizada (mas para mim preocupante) aceitação da medida. Ouviram-se escolas e professores sobre a iniciativa? Não, porque por elas pensa a ministra, para quem o Magalhães constitui
'o instrumento principal da democratização do ensino'; ponderou-se o impacto que a tecnologia tem na melhoria do aproveitamento escolar dos jovens, analisando estudos disponíveis sobre a matéria, que concluíram pela sua irrelevância? Não, porque o coordenador do Plano Tecnológico já disse ao que vai: dois alunos por computador em 2010!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIEsjEAxrEbrQeyghuAGZKZG38FrF5T6R5-ITuJfpGpf4C13jftNdsBwtvbSHBT5RRYFUONSAuODh4bctxRwAF282NdG1zlXZFdq7aukTCPD2qqwfDLbXrFukToGlb4HtkVl6teWQQbGB8/s200/cochon.jpg)
Dou de barato não saber que critérios presidiram à escolha deste computador e não de outro, da Intel ou da empresa de Matosinhos, e simplesmente não engulo a fantasia da ausência de custos para o Estado. Mas o que acho verdadeiramente preocupante é a generalizada adesão ao culto duma modernização pacóvia, que tudo resume ao mero mercantilismo (e não utilitarismo, como muitos impropriamente referem o conceito que, enquanto teoria filosófica, é coisa bem diferente). A formação sólida, que constitui a missão da Escola e dos professores, deve assentar numa clara hierarquia de valores: primeiro o conhecimento puro, depois o instrumental. Mas o que se tem feito ultimamente é a secagem das actividades cognitivas, substituindo-as pelas meramente instrumentais. Foi assim que se trocaram clássicos da literatura por textos ditos pragmáticos (simples formulários, notícias jornalísticas ou mensagens publicitárias) e se preferiram as actividades conducentes à aquisição de 'competências' em detrimento das actividades de forte componente cognitiva. Foi assim que se enfraqueceu o ensino da Gramática, da Filosofia e da História e se reforçaram iniciativas híbridas ('área projecto' e 'estudo acompanhado'). Surpreendente? Não, se tivermos em vista que quem decide são tecnocratas deslumbrados pela tecnologia e convencidos que os 'bichavelhos' são suficientes para educar o povo.
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Parece-me evidente que há mais gente satisfeita com este bodo de Magalhães a eito que gente insatisfeita e ciente, como eu, de que as crianças do ensino básico não vão aprender melhor a ler e a interpretar o que lerem por causa dos computadores; ou de que não aprenderão mais cedo e melhor a Matemática fundamental por via do Magalhães; ou de que não se iniciarão precocemente na actividade de pensar e perceber o que as rodeia, por via do portátil. E é aí que reside o problema: fornecer tecnologia sem cuidar da literacia que a permite utilizar é drasticamente pobre. O impacto da componente cognitiva do ensino só pode ser comparado com o da sua vertente instrumental por quem conhece as duas e tem do exercício profissional uma autoridade que os tecnocratas desprezam. O tecnocrata é por norma e por formação pouco sólida um fanático da tecnologia, que com ela se satisfaz e nem sequer aprende com a natureza efémera de tantos projectos tecnológicos (lembram-se do ensino assistido por computador, do Minerva, do Nónio, das Cidades Digitais e do endereço electrónico para cada português, entre outros?).
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Stuart Mill referiu-se assim a esta questão fundamental do pensamento e da natureza humana:
'É indiscutível que o ser cujas capacidades de prazer são baixas tem uma maior possibilidade de vê-las inteiramente satisfeitas; e um ser superiormente dotado sentirá sempre que qualquer felicidade que possa procurar é imperfeita. (...) É melhor ser um ser humano insatisfeito do que um porco satisfeito; um Sócrates insatisfeito do que um idiota satisfeito. E se o idiota ou o porco têm opinião diferente, é porque apenas conhecem o seu lado da questão. A outra parte da comparação conhece ambos os lados...'"
(Santana Castilho no "Público" de hoje)(2008)
4 comments:
http://i2.photobucket.com/albums/y10/ameliapais/ler/stigdagerman.jpg
Yup.
As pessoas, na generalidade, aceitam o projecto Magalhães como uma coisa positiva porque não se preocupam em ler e muito menos em pensar. Cansa muito e não estão para isso. É o país que temos, cheio de "porcos satisfeitos".
É literalmente tapar o sol com a peneira. Com os conhecidos problemas de fundo na área da educação, com os conhecidos e assustadores números da taxa de analfabetismo, com a assumida falta de fundos (essenciais) nas instituições de ensino, aqui temos mais uma 'tecnológica' medida para que os menos atentos exclamem: 'Realmente, o gajo mexe-se, isso temos que admitir...'. Bom, para um engenheiro cuja formação universitária foi concluída como nós sabemos, talvez a componente instrumental da aprendizagem, de que fala o texto de Santana Castilho, seja uma prioridade. Mas não, sr. engenheiro, olhe que não: Nós queremos ser mais do que uma nação de analfabetos desempregados com computadores portáteis vaga e paradoxalmente nacionalistas.
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