08 September 2008

MAMMA MIA - THE MOVIE



"Então (como diz o povo), é assim: a típica bifa bimba viaja para o sul à procura de sol, praia, aventura e romance. Como ainda se vive a ressaca do flower-power, a típica bifa bimba — que ainda terá de esperar uma boa dezena de anos para ouvir falar, pela primeira vez, de "safe sex" — fornica com tudo aquilo que mexe e parece ser do sexo oposto. O resultado é a linda menina que, quando o pano sobe, iremos encontrar, vinte anos depois, na véspera do seu casamento, desesperada por nunca ter sabido quem é o papá. É aí que, no cérebro privilegiado do rebento da típica bifa bimba, cintila uma ideia: convidar para o casório os três candidatos "most likely" à paternidade que (de entre uma lista ligeiramente menor que a dos telefones) julga ter descoberto, bisbilhotando os diários da mãe quando ela era jovem, descuidada e uma grande maluca. Seguem-se, naturalmente, os mil e um episódios de uma comédia de enganos, o catálogo completo das fantasias sexuais das "working", "middle" e "lower-middle classes" britânicas de cromossoma XX (mas o XY também figura, a condizer, no retrato), tudo aquilo a que, para simplificar, poderíamos chamar uma dramaturgia de "típica bifa bimba-meets Zézé Camarinha". Ainda que, no caso, os "would-be-daddies" (nada de miscigenações étnicas, era o que faltava!), sejam também todos eles bifes e, está-se mesmo a ver, não é?, bimbos (...)".



Isto era o musical. O filme é exactamente igual, com as arestas mais aceradamente bimbas polidas - Meryl Streep até consegue transformar Donna numa MILF simpática -, um óptimo divertimento gloriosamente descerebrado que consagra definitivamente o género do filme-karaoke: é impossível, de dois em dois minutos, não cantar em côro com as imagens no ecrã, não ensaiar desajeitadas coreografias patéticas na cadeira do cinema, não explodir de puro deleite kitsch perante o genérico final quando a proeza de out-ABBAr os ABBA é, bravamente, conseguida. E, sim, eles cantam mesmo. Particularmente notáveis os momentos interpretativos de Pierce Brosnan que, daqui em diante, deverá ficar conhecido como "o tapir asmático".

(2008)

3 comments:

Anonymous said...

"MILF". O que te vale é que ninguém sabe o que significa esta enigmática abreviatura...

João Lisboa said...

Ora... para que serve o Google?

xico said...

poderá, na verdade, encontrar-se dois resultados diferentes... por um lado um perigoso movimento de libertação islâmica. do outro... investiguem e vejam o divertido que é misturar os dois conceitos.