18 January 2007

ABBA


Ring Ring
Waterloo
Abba
Arrival
Abba - The Album
Voulez Vous
Super Trouper
The Visitors

Quando Elvis Costello declara que os Abba pertencem ao núcleo restrito dos melhores "songwriters" pop de sempre está apenas a fazer género ou deve ser levado a sério?

Quando Stephin Merritt (dos Magnetic Fields) afirma que foi com os Abba que aprendeu a escrever e lhes louva "a pureza matemática das canções que lhes permitia sobrepôr harmonias infinitas e milhões de partes de teclados nas misturas sem que isso soasse sobrecarregado nem as canções deixassem de ser simples", devemo-nos rir ou parar um bocadinho para voltar a ouvir e decidir se o homem se passou de vez ou está carregado de razão?

Por outras palavras, quando dois (e não são, obviamente, só eles) dos mais unanimente elogiados autores de canções contemporâneos se ajoelham perante o talento colectivo de Björn Ulvæus, Benny Anderson, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad, haveremos apenas de soltar uma gargalhada e responder "boa piada!" ou será que é somente a pura verdade?

A resposta (ou a possibilidade de várias respostas) está aqui inteirinha na reedição da discografia completa de álbuns de originais do quarteto sueco "24 bit digitally remastered featuring bonus tracks, extended liner notes, lyrics and new photos", em todas as suas infinitas qualidades, defeitos e contradições.

E se, por um lado, só com uma enorme dose de distanciamento e ironia se pode digerir um tão avassalador festival de kitsch setentista (mas a exigência desses distanciamento e ironia não fazia parte do próprio arsenal apreciativo da música do grupo desde o início?), por outro, é impossível negar o apuradíssimo instinto pop na confecção da maioria das canções, as garridas (e frequentemente sofisticadas) harmonias e arranjos com que as decoravam que fariam as delícias de Warhol à tribo disco, o inexplicável apuro do tiro no design melódico.

Porque, se o lado "piroso" da coisa afasta irremediavelmente muita gente, não seria de chamar a atenção para quanto desse mesmo "mau gosto" afectou demasiadas vezes (e aí, muito pior, involuntariamente!) os supostamente intocáveis Beatles?

Experimentem, já agora, comparar o original de "Like An Angel Passing Through My Room" com a versão de Anne Sophie Von Otter e Elvis Costello e decidam qual a melhor.

E, de caminho, reflictam um pouco acerca dos motivos que terão levado o seriíssimo Nordiska Museet de Estocolmo (um museu de história da cultura a cujo site na Net poderão ter acesso em www.nordm.se) a dedicar uma exposição aos Abba em Novembro passado...

No comments: