16 January 2012

ERA MAIS OU MENOS ISTO, ERA


(imagem daqui)

"Álvaro Santos Pereira foi parar ao Governo porque tinha um blog e morava no Canadá. O método de recrutamento, embora singelo, foi bem intencionado: se ele tinha um blog sabia do que falava, certo? Certo. E se morava no Canadá, com certeza não devia ser ladrão.

Não ser ladrão é uma qualidade estimável em Portugal, suficientemente rara para justificar a importação de um estrangeirado que se comova — e ninguém se comovia tanto como o Álvaro — com as dores da pátria.

Erguido o blogger a super-ministro, resta-nos ajudar o Álvaro a substituir as postas por decisões de alcance estratégico, e as perguntas retóricas sobre frango assado e pastelaria lisboeta por um calendário enxuto de medidas avulsas. Para já, Álvaro, o que me dava jeito era:

Semana 1: um site dedicado à exportação. As leis e os regulamentos, os formulários, as implicações fiscais. Algo como isto, mas que não seja uma merda.

Semana 2: uma lista de contactos de funcionários públicos especializados em comércio externo. Gente a quem eu, cidadão anónimo, impreparado e cheio de dúvidas, possa fazer um telefonema sem passar meia hora a ouvir o Mantovani.

Semana 3: Uma base de dados com acesso livre em tempo real (nada de ficheiros Excel faz favor), de PME portuguesas interessadas em colocar os seus produtos em mercados internacionais. Nomes, telefones, emails, produtos, áreas de actividade — tu sabes, Álvaro.

Por agora é tudo. Daqui a um mês voltamos a falar". (aqui)

16 comments:

Anonymous said...

A isto eu chamo : o método mais rápido de um pequeno burguês radical cagar sobre um ministro (que é patriota e está a tentar fazer o melhor que pode e sabe) e de outro pequeno burguês politicamente pedante e cínico dar-lhe continuação no blogue. Esterco pós-modernista com ares de moderno.

João Lisboa said...

"pequeno burguês radical" + "pequeno burguês politicamente pedante e cínico"

Se continua com elogios desses, a minha modéstia, obrigar-me-á a corar. E receio que com o Luis M. Jorge aconteça o mesmo...

João Lisboa said...

Tinha-me passado o "esterco pós-modernista com ares de moderno". Esta confesso que não compreendi: ou bem que é moderno ou bem que é pós-moderno. Mas, como deve ser mais outro miminho, agradeço na mesma.

Anonymous said...

"Está a tentar fazer o melhor que pode e sabe". O problema é esse...

Carlos said...

A problema é: o Álvaro não parece saber muito e, provavelmente, o poder é ainda menor do que o saber.

Deviam ter colocado o Relvas na pasta da Economia (aliás, ele pronuncia-se imenso sobre coisas que dizem respeito ao Álvaro). Aí a questão seria: por quem está o ministro a tentar fazer o melhor que pode e sabe? ;-)

João Lisboa said...

"Aí a questão seria: por quem está o ministro a tentar fazer o melhor que pode e sabe?"

E a resposta seria fácil.

Carlos said...

Muito fácil.

margarete said...

estou sempre a ver se o pessoal se esquece que ele veio do Canadá e vcs, bloggers pedantes (o menino é pequeno burguês!), para aqui a escancarar a info

bof

Táxi Pluvioso said...

Isto é bom, toca a gerir as etiquetas para pôr o blog na zona de visão do Google.

João Lisboa said...

"toca a gerir as etiquetas para pôr o blog na zona de visão do Google"

Meaning?...

Anonymous said...

Como já todos perceberam o sr. João Lisboa é comuna.Daqueles de nova geração, que fazem umas criticazinhas ao PCP, mas que de vez em quando votam na foice e no martelo ou no bloquinho. Sr. João Lisboa : o sr tem um problema com a realidade. Ela é muito vasta e transcende a sua paróquiazinha, vista sempre à luz do cinismo, do pedantismo, e do seu egocentrismo. Liberte-se. Dê umas pinocadas valentes, meta os sapatinhos de marca e vá à Nigéria, à Guiné-Bissau ou quem sabe, a Queluz de Baixo...

João Lisboa said...

Caríssimo anónimo, pode dizer-se com todo o rigor que só muito dificilmente poderia falhar mais o alvo. Não sou "comuna", muito menos "da nova geração", a única vez que votei no "bloquinho" equilibrei esse voto com outro no CDS (foi para a CML) e nunca dei mais de 30 euros por um par de sapatos.

Ah, acertou num pormenor: vou com alguma frequência a Queluz (não sei se "de Baixo", se "de Cima"), tenho um amigo que mora lá. Mas gostei que se preocupasse com as minhas "pinocadas". Foi muito fofinho.

Carlos said...

Espero que o voto no CDS tenha sido na Maria José Nogueira Pinto! :-)

(digo isto porque há uns anos, não muitos, lembro-me de ter pensado: apesar de estar muito distante do pensamento político da senhora, se residisse em Liboa votaria nela)

João Lisboa said...

Exactamente: http://lishbuna.blogspot.com/2011/07/declaralcao-de-voto-votei-uma-unica-vez.html

Carlos said...

Já agora:

http://thecatscats.blogspot.com/2005/07/valha-me-deus-enquanto-ouvia-o-debate.html

http://thecatscats.blogspot.com/2011/07/maria-jose-nogueira-pinto-1952-2011.html

João Lisboa said...

Pois...