E se o exame contar também para a avaliação do professor (mil vezes isso a esta merda que temos), a solução é aumentar o peso que a avaliação externa tem na nota final. A ver se os meninos não começavam a fazer outras contas. É que no 9.º ano, o "aprendente" (dando provas de que adquiriu "competências no domínio cognitivo", o que certamente se deve a uma “relação” pedagógica” baseada na “interacção” e na “mobilização" de "estratégias" que visam a "construção de saberes”) pensa assim: se eu tenho nível 3, só preciso de tirar 20% no exame para manter a nota. Tá-se bem.
Devia haver uma nota mínima nos exames. 9,5 na escala de 0-20. Só a partir daí é que faria média.
O NC está certamente a preparar medidas. A preparar. É preciso perceber uma coisa: tem havido imensas reformas e mudanças na educação. Mas para pior. Por isso, é preciso preparar bem - para que desta vez seja para melhorar!
5 comments:
E se o exame contar também para a avaliação do professor (mil vezes isso a esta merda que temos), a solução é aumentar o peso que a avaliação externa tem na nota final. A ver se os meninos não começavam a fazer outras contas. É que no 9.º ano, o "aprendente" (dando provas de que adquiriu "competências no domínio cognitivo", o que certamente se deve a uma “relação” pedagógica” baseada na “interacção” e na “mobilização" de "estratégias" que visam a "construção de saberes”) pensa assim: se eu tenho nível 3, só preciso de tirar 20% no exame para manter a nota. Tá-se bem.
"se eu tenho nível 3, só preciso de tirar 20% no exame para manter a nota"
É o "ensino (auto)centrado no aluno".
Devia haver uma nota mínima nos exames. 9,5 na escala de 0-20. Só a partir daí é que faria média.
O NC está certamente a preparar medidas. A preparar. É preciso perceber uma coisa: tem havido imensas reformas e mudanças na educação. Mas para pior. Por isso, é preciso preparar bem - para que desta vez seja para melhorar!
Espero verdadeiramente que sim.
Medidas? Good joke. Havia as do John Holmes mas já morreu.
Post a Comment