E PORQUE AQUI SE FALOU DE SANTOS, FREIRAS E DE NOIVAS DE SANTO ANTÓNIO, ATENTAI AGORA NO OH QUÃO ADMIRÁVEL EXEMPLO DE ESPOSA CRISTÃ DE SANTA RITA DE CÁSSIA!
"Seus pais, António e Amata, avançados em idade, escolheram para ela um esposo, Paolo Ferdinando, o que não foi uma decisão muito sábia. Mas Rita obedeceu. Os católicos crêem que quis Deus assim dar-nos nela o exemplo de uma admirável esposa, cheia de virtude, ainda nas mais difíceis circunstâncias.
Depois do matrimónio, seu esposo demonstrou ser bebedor, mulherengo e abusador. Ela padeceu no longo período de dezoito anos que viveu com seu esposo. Muitas vezes bebeu o 'cálice da amargura' até a última gota, incontáveis foram os actos de paciência e resignação que praticou, as lágrimas ardentes que derramou. Injuriada sem motivo, não tinha uma palavra de ressentimento; espancada, não se queixava e era tão obediente que nem à igreja ia sem a permissão de seu brutal marido.
(...) Com que eloquência ensinava às suas vizinhas casadas o modo de manter a paz e a harmonia com seus esposos. Elas, admiradas por nunca terem visto divergências em casa de Rita, iam com frequência consolar-se com ela e expor os dissabores e ultrajes que recebiam de seus maridos. À imitação de Santa Mónica *, Rita lhes respondia: 'Lembrai que, desde o momento em que recebemos nossos esposos, como maridos, aceitamo-los como nossos donos e senhores, e assim lhes devemos amor, obediência e respeito, pois isso significa ser casadas!'".
(o senhorsantocristo, porém, recompensá-la-ia abundantemente com uma "repugnante" chaga na testa que "exalava um odor pútrido" e uma "enfermidade grave e dolorosa" que, por fim, a conduziria à Sua companhia, a chamada companhia de Jesus)
* "Mónica não era feliz no casamento pois sofria com a infidelidade do marido, por isso começa a atingir o ideal cristão de boa esposa e mãe, já que nunca criou discórdia por esse motivo".
(2011)
3 comments:
A rede, entre eles, tem bom sinal
É a imagem da teleportação do espinho.
Essa operadora não conheço. Tem boa cobertura?
Post a Comment