15 December 2010

CUSTA MUITO A COMPREENDER COMO
PODEM TER SURGIDO TAIS DÚVIDAS...
























(clicar para ampliar)

OCDE não tem dúvidas sobre a amostra portuguesa no estudo PISA

... quando os resultados - claramente inferiores aos de outros países que consideraram os seus uma "confirmação cruel do grande desaire escolar" e incapazes de "ajudar os nossos estudantes a conseguirem os empregos de amanhã" - continuam abaixo da média da OCDE, num período em que as médias de dois dos três itens desceram.

Claro que a hipótese de terem sido seleccionados "os melhores" agravaria consideravelmente as coisas...

(2010)

3 comments:

Anonymous said...

Estes rankings são feitos pelos bifes e só avaliam aquilo que lhes interessa. Onde estão os rankings de literacia em futebol? Em jogos de computador? Em gajas boas? Em mandar bocas?
Esses gajos são mesmo uns tristes e a prova é que este ranking é directamente proporcional ao ranking da taxa de suicídio.
A nossa verdadeira vergonha é ficar à frente da Itália e da Espanha porque isso quer dizer que estes malucos andam a curtir mais do que nós

João Lisboa said...

Outro ponto de vista a considerar.

Joaquim Ferreira said...

As falsidades dos dados do PISA ou das conclusões que dele são retiradas é, no mínimo, assustadora...! Quem faz este estudo mente com todas as letras do alfabeto. A mentira ultrapassa os resultados escolares... Vejam isto e comentem... Relatório PISA da OCDE - Verdade ou Mentira ? Vale sempre a pena ter sentido crítico. A transparência é a arma que melhor combate a mentira...! Como bem se diz, contra factos não há argumentos (que resistam!). A notícia dizia que "a OCDE não tem dúvidas sobre a amostra portuguesa no estudo PISA "???? Oh! Curioso... Eu também não tenho quaisquer dúvidas... Mas estou noutra posição bem antagónica do que pensa a OCDE... Só quem andar a dormir é que pode acreditar que os alunos com 15 anos estejam no 10º ano e espelhem a proporcionalidade dos percursos dos alunos portugueses... uma vergonha. Querem ressuscitar a ministra mais incompetente de todos os tempos... Essa que criou uma categoria onde acederam pelos critérios absurdos professores dos mais incompetentes (como eu !). E os melhores ficaram de fora... ! Este relatório é, tal como no Diário Económico se quis fazer crer (será que este jornal se tornou em mais um órgão não Oficial do Partido Socialista?. Nele vemos frases que são um autêntico "Viva a Milú"! É o vale tudo. Estes governantes têm o exemplo do diploma do nosso Primeiro Ministro... E José Sócrates continua a tentar enganar o povo... Lança areia para os olhos dos portugueses... É a Mentira subida ao altar-mor da política... É a servidão feita cobardia... Este país terá mesmo de render-se ao Sócrates! Estamos cada vez mais próximo de Itália... É que nem mesmo o Berlusconi...