11 December 2010

NO "PÚBLICO", DE FACTO, O MUNDO
AINDA MUDA MAIS DEPRESSA DO QUE
NAS PATRANHAS DO "ENGENHEIRO"
DA LICENCIATURA AO DOMINGO




De 4ª feira para sábado: Portugal deixou de "estar na média da OCDE" para "[ter-se aproximado] pela primeira vez da média da OCDE". Num período - convém recordar - em que a média da OCDE, de dois dos três itens avaliados, desceu.

O resto, no entanto, permanece sem correcção nem comentário: na versão do engenheiro da "Independente" (mas é só um exemplo, há vários outros), a Suécia continua a estar "abaixo de Portugal" e ninguém lhe diz que já fez batota com mais engenho. Haja quem, entretanto, lhe faça saber que, segundo o congressista democrata norte-americano, George Miller, "Estar na média não ajudará os nossos estudantes a conseguirem os empregos de amanhã". E que, em França (que se manteve "apenas na média") *, o "Le Monde" comentou: "Este inquérito confirma cruelmente que a França é o país do grande desaire escolar e do elitismo republicano".

Por outro lado, convinha esclarecer isto: "O ME alega um acordo de confidencialidade com a OCDE para não libertar informação sobre as escolas envolvidas nos testes PISA 2009" (ver aqui também).

* Em "Literacia da Leitura", a França está em 17º lugar e Portugal em 21º; em "Literacia em Matemática", a França está em 8º lugar e Portugal em 26º; em "Literacia em Ciências", a França está em 14º lugar e Portugal em 24º.

(2010)

5 comments:

Ванесса said...

Nada como sair de 2010 com a "cara lavada" (é mais um apontamento irónico para os jornalistas do "Público", mas fica segredado aqui).

C. said...

Pois é assim, este milagre do Pisa em Portugal: parece que os alunos seleccionados "aleatoriamente" para responder aos testes eram, em todas as turmas de certas escolas, os 4 melhores e um outro médio, num total de cinco por turma.
Além disso, o responsável pelo PISA em Portugal era, à data, a mesma pessoa responsável pelo GAVE. As estatísticas são um trabalho e tanto, hein?

Parabéns pelo blogue:-))

João Lisboa said...

"As estatísticas são um trabalho e tanto, hein?"

Torturar os números para os obrigar a confessar aquilo que se pretende é, realmente, esgotante.

Anonymous said...

http://storage.canalblog.com/18/96/413277/57332002.jpg

James said...

A estatística é akela estorieta dos 2 gajús e do frango... meh !