21 February 2009

CONQUISTAS DE ABRIL



Ao contrário de todas as previsões catastrofistas, 2009 está a ser um annus mirabilis para Portugal. Primeiro, a coroação de Cristiano Ronaldo, agora o merecido reconhecimento dos milagres de São Nuninho, em breve - se tudo correr como se espera - a tomada de posse do Primeiro-Cão. Não duvidemos: melhor é possível!

Nuno Álvares Pereira canonizado a 26 de Abril

"Cidade do Vaticano, 21 Fev (Lusa) - O Papa Bento XVI anunciou hoje a canonização este ano de dez beatos, entre os quais o carmelita português Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, segundo um comunicado do Vaticano. Nuno Álvares Pereira integra, ao lado de quatro italianos, o primeiro grupo, que será canonizado no próximo dia 26 de Abril. (...) Uma cura milagrosa reconhecida pelo Vaticano foi relatada por Guilhermina de Jesus, uma sexagenária natural de Vila Franca de Xira, que sofreu lesões no olho esquerdo, por ter sido atingida com salpicos de óleo a ferver quando estava a fritar peixe. O cardeal Saraiva Martins, Prefeito Emérito da Congregação para as Causas dos Santos, conduziu no Vaticano o processo de canonização. Segundo D. José Saraiva Martins, a idosa sofria de 'uma úlcera na córnea, uma coisa gravíssima'.



'E os médicos, realmente, chegaram à conclusão que aquilo [a cura] não tinha explicação científica', frisou, em declarações recentes à Lusa, explicando que o processo de canonização de D. Nuno Álvares Pereira chegou ao fim "em três meses" , entre Abril e Julho de 2008. Em Abril, 'o milagre atribuído à intervenção do beato Nuno foi examinado pelos médicos [do Vaticano]' e, em Maio, pelos teólogos, 'no sentido de saber se tinha sido efeito da oração feita pela doente, pedindo-lhe a sua cura'. Os cardeais da Congregação das Causas dos Santos viriam a aprovar as conclusões, 'tanto dos médicos como dos teólogos', e, em Julho, a documentação resultante foi presente ao Papa Bento XVI por D. José Saraiva Martins". (aqui)




"O Presidente da República congratula-se, em nome de Portugal, pela notícia da decisão tomada hoje no processo de canonização de D. Nuno Álvares Pereira, figura maior da nossa História que, no passado como no presente, deve inspirar os portugueses na busca de um futuro melhor", refere a Presidência da República numa nota enviada à agência Lusa". (aqui)

(2009)

2 comments:

Anonymous said...

Um gajo já anda tão deformado pelas forças de bloqueio que até li annus miserabilis em vez de annus mirabilis...

João Lisboa said...

Há que lutar bravamente contra isso!

Stay tuned to C.A.L.A.!