06 October 2008

DAVID & BETSABÉ (OU COMO ELIMINAR 
A CONCORRÊNCIA DE FORMA EXPEDITA)


Jan Massys - "David e Betsabé" (1562)

(continuando a participação na maratona de leitura bíblica)

"(Reis II, 11) 2 - E aconteceu, à hora da tarde, que David se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava banhando; e era esta mulher mui formosa à vista. 3 - Mandou o rei, pois, saber quem era aquela mulher; e disseram-lhe que era Betsabé, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. 4 - Então, enviou David mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa. 5 - E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a David, e disse: eu concebi. (...) 14 - E sucedeu que, pela manhã, David escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias. 15 - Escreveu na carta, dizendo: ponde Urias na frente de um batalhão onde for mais rijo o combate; e desamparai-o para que, ferido, pereça. 16 - Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que estavam os homens mais valentes. 17 - E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de David; e morreu também Urias, o heteu. 18 - Então, enviou Joabe e fez saber a David todo o sucesso daquela peleja. (...) 26 - Ouvindo, pois, a mulher de Urias que Urias, seu marido, era morto, lamentou a seu senhor. 27 - E, passado o luto, enviou David e a recolheu em sua casa; e lhe foi por mulher e ela lhe deu um filho"

Para que - a propósito deste episódio da vida sentimental do bom rei David - maior proveito e superior elevação possam ser retirados da leitura bíblica, é importante recordar que Cristo era referido e venerado como "rebento da árvore de David" ("Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de David?” João 7.42; "E nesses dias e nesses tempos farei nascer de David um rebento justo que exercerá o direito e a equidade na terra." Jeremias 33,12-18).

Amen.

(2008)

4 comments:

Anonymous said...

Que requinte o de David ... ao ter enviado a carta a Joabe pelo próprio Urias.

Anonymous said...

para seres justo, caro joão, para a semana dedica algum tempo a ridicularizar a cientologia. depois, se te apetecer, talvez o islamismo. é que, precisamente, tal como no cristianismo, não vão faltar chalaças por demais hilariantes.

(sabes, também me sorri com a ideia da leitura non-stop da bíblia. e acredita que sorrio, e vá, às vezes rio mesmo, com notícias vindas de roma mas não acho particularmente interessante dedilhar absurdos cómicos da ficção religiosa. às vezes, fico por um pão com tulicreme.)

João Lisboa said...

Caríssima Maria: aí, do lado direito do blog, na coluna dos labels, vai descobrir muito daquilo que procura. Levam todas por igual. E tem toda a razão: em matéria de religiões, o que não falta são motivos de riso. E, já agora, de horror, também.

Mas tenho de confessar que tenho um fraquinho por "absurdos cómicos da ficção religiosa"...

Anonymous said...

Proteins also aid you grow taller and Thither are
also other known vitamins such as vitamin A,
D, and E that helps to grow taller.

Feel free to visit my page grow taller 4 idiots download
My site > growth taller supplements