15 January 2016

Qualquer coisinha de português (XLIII)

Parece que o "espiritualismo" luso, em França, provoca morte cerebral (ou, então, são os franceses que são uns xenófobos do caraças)

4 comments:

ZMB said...

No DN, a notícia refere que a molécula actuava no sistema endocanabinóide. ora este sistema é activado pela canábis e regula os seus efeitos no humor, ansiedade, imaginação, etc. Portanto, não se tratando de canábis ou derivados, seria certamente canábis sintéctica. E esse é o verdadeiro problema!
Nos últimos meses, nos USA, onde a canábis sintéctica se compra em smart-shops legalmente pois não é considerada como droga, têm surgido relatos de utilizadores entrando em coma, tendo surtos psicóticos agudos, chegou a relatar-se o facto de um charro ter explodido (isto deve-se a utilização do butano no processo de fabrico).
Na minha opinião penso que é considerado ter o haxixe orgânico, em especial a marijuana, um efeito relaxante e alivia até a dor física. nos USA existem prescrições médicas de erva para doentes com cancro.
Na literatura, já Richard Burton -- um dos primeiros tradutores para inglês das '1001 noites', já Baudelaire nos 'Paraísos artificiais', outros mais certamente falam do torpor que se obtém quando se ingere haxixe em grandes quantidades num curto espaço de tempo. Mas nunca vi ou li um caso de coma cerebral ou mesmo morte por ingestão de haxixe orgânico.
Eu próprio que fumo o meu charro todos os dias, quando me chega o torpor por volta da meia-noite, deito-me e durmo e acordo no dia seguinte.
Sempre foi assim, dependendo da dose ingerida no dia anterior acorda-se às vezes com ressaca, a maior parte das vezes tem-se apenas fome e sede.
O problema é a molécula, o ser canábis sintéctica.
Tudo o que é sintéctico no mundo das drogas é um perigo.
Mais valia que se regulasse finalmente o cultivo e uso legal mas apenas das drogas orgânicas.
É esta a minha opinião.

ZMB said...

Aqui pode ler-se sobre a canábis sintética:
http://boingboing.net/?s=synthetic+cannabis
é assustador
se não fosse real seria um sonho mau
é equivalente a um utilizador de heroína levar com uma dose traçada com farinha ou mesmo estricnina

João Lisboa said...

"Tudo o que é sintéctico no mundo das drogas é um perigo"

Se, por "droga", se designa qualquer substância quimicamente activa no organismo, todos os medicamentos legalmente prescritos são drogas sintéticas. E, desde que devidamente certificados, não são perigo nenhum.

As "espiritualidades" da Bial é que, numa empresa que, supostamente, deveria utilizar procedimentos científicos, me parecem um bocadinho... peculiares.

João Lisboa said...

"Aqui pode ler-se sobre a canábis sintética"

Mais uma vez: consumir qualquer substância desde que não certificada (nunca será 100% seguro mas é o melhor que há) é um risco.