02 May 2015

Food For Thought (XXII)

"Aceita-se como normal uma espécie de marxismo dos imbecis que é a determinação da política (superestrutura) pela infraestrutura (economia) em termos tão grosseiros que deixariam Marx coberto de vergonha e Adam Smith furioso com tanta ignorância. Vamos pagar caro por estes estragos na cabeça. Estamos já a pagar caro. Criou-se uma nova classificação de 'radicalismo'. Um bom cristão, ainda melhor burguês, fiel a Deus, protector da sua família, conservador nos costumes, firme partidário da propriedade privada, moderado nas suas opiniões, que nunca sonhou ser revolucionário na vida, se contestar esta hegemonia do pensamento 'economês' e da 'Europa', passa imediatamente a ser um 'radical' e é atirado para as trevas exteriores da 'boa política', onde não há direito a vida cívica a não ser em obscuros e convenientes grupúsculos. Ao demonizarem a moderação, o que estão é a atear as chamas do verdadeiro radicalismo. Esta 'Europa' vai acabar mal. (...) A 'direita' hoje chama-se 'realidade', e não há arrogância maior, nem maior prosápia do que essa. Não só são donos da 'realidade', que só a eles cabe definir, como, mais do que isso, eles são a própria 'realidade' incarnada. Isto significa que as suas políticas são as únicas possíveis e não há alternativas" (JPP)

14 comments:

Anonymous said...

Verdade igual a Realidade.
O que é insuportável para JPP.

Que culpa tem o Zé da Esquina que o JPP não consiga lidar com esta evidência da melhor maneira ?

Para já não abordarmos a coisa pelo prisma do ressentimento e da solidariedade com MFL.

É a vida.



João Lisboa said...

E que culpa tem o Zé da Esquina que V. Exa. não compreenda 99% daquilo que lê?

Ana Cristina Leonardo said...

:) Verdade = Realidade
A facilidade com que se afirmam disparates deste calibre dá razão suplementar a Pacheco Pereira. É a chamada filosofia para imbecis.

Anonymous said...

Ó Sr. professor Leonardo , consulte as sebentas do Prof. Dr. Carlos Amaral Dias - Mestrado de Psicopatologia e Psicologia Clínica, ano 2001 - e há-de constatar que imbecil é o senhor quando chama imbecil a outros.

João Lisboa said...

1 - É preciso pouco mais do que um QI de amiba para entender que "Ana Cristina Leonardo" dificilmente será o nome um "Sr. professor Leonardo".

2 - A entidade-Leonardo em questão poderá explicar-lhe melhor do que eu o pouco apreço em que tem as supostas "ciências" da "psicocoisa".

3 - O argumento "imbecil é o senhor quando chama imbecil a outros" não necessita de nenhuma qualificação académica para ser compreendido. Basta frequentar o recreio de qualquer jardim infantil.

Anonymous said...

Ó Sr João Lisboa,

um obsessivo como o sr terá sempre tratamento

João Lisboa said...

Vá, Nony, vai lá brincar com os Legos e pára de dar pontapés ao gato.

alexandra g. said...

Boa ideia, essa do Noddy, e eu aproveito para interpelar a Professora Leopardo:

- mas em que raio de gruta longínqua te meteste, que fazes tão raras aparições, hem? as pessoas têm saudades e, mesmo preferindo os salgados e os picantes, até comeria uma bolinha de Berlim. Jurojurojuro :)

João Lisboa said...

Não é "Noddy", é "Nony", um diminutivo fofinho de "Anonymous".

:-)

alexandra g. said...

Eu percebi, mas detesto o Noddy e concedo-me alguma liberdade para nomeações no seio do meu programa ministerial, coisa que tu e o Fallorca, aliás, fizeram com a Professora Leopardo e ninguém se queixou.

Aiaiai.

João Lisboa said...

O © da Leopardo é meu!!!

Ana Cristina Leonardo said...

ahahahahahahahahahah

primeiro mudam-me o sexo; depois mandam-me ler a sebenta do Prof. Dr. Carlos Amaral Dias - de facto, tenho que vir cá mais vezes, Alexandra

pró anónimo: sem ressentimentos
:)

alexandra g. said...

Ana Cristina, a malta tem saudades. Ler-te no Expresso não é a mesma coisa (e nem sempre o apanho).

E pensas que é fácil uma escrita amarga, contundente e, invariavelmente, justa (estava para colocar justiceira, sem aquela carga de trabalhos que lhe está associada :) ?

Volta, mas é! :)

__
p.s. - Johnny Be Good, sempre és muito possessivo com a tua 'criação' :p

João Lisboa said...

:-)