NOVO RECORD NACIONAL!
"'O mundo mudou nas últimas três semanas'. Uma frase de José Sócrates que ficou para a história da política nacional. (...) Estávamos em 2010 e, poucos dias depois de ter dito que não iria aumentar os impostos, eis que José Sócrates anuncia um aumento de 1% no IVA e de outros impostos. Na altura, dizia o então primeiro-ministro, tratava-se de 'aumentar ligeiramente os impostos' e com a promessa de que as novas medidas de austeridade só iriam vigorar durante um ano e meio. Ainda hoje estamos à espera de que esse 'ano e meio' chegue.
Qualquer semelhança com a actualidade é pura coincidência. O aumento de impostos (IVA e TSU) anunciado esta semana pelo Governo de Passos Coelho também é, segundo as palavras da ministra das Finanças, 'o mais pequeno possível'. E supostamente também é 'só para 2015'.
Mas se o mundo de José Sócrates leva três semanas a mudar, o mundo de Passos Coelho muda em apenas duas semanas. Há apenas 15 dias, o primeiro-ministro, a propósito do Documento de Estratégia Orçamental (DEO), garantia que não haveria medidas que incidissem 'em matéria de impostos, salários ou pensões'. Maria Luís Albuquerque dizia que não haveria 'sacrifícios adicionais'. Luís Marques Guedes garantia que não haveria 'aumento de impostos em 2015 ou esforços adicionais sobre salários ou pensões'". (aqui)
No comments:
Post a Comment