31 March 2014

A MATRIZ (II)


"Não era um facto, insistia o director do SPN, que tudo o que ali se mostrava era 'a verdadeira imagem da felicidade', da 'felicidade sem apetites e sem ambições'? Para quê ensinar então o povo 'a ser ganancioso, a querer mais, por vezes, do que precisa e deseja'? (...) O povo parecia viver contente 'a rezar, a dançar e a cantar dando lições de optimismo às cidades fatigadas, pessimistas, compreendendo como poucos, o ressurgimento português, mais ávido de bens espirituais - a Escola, a Igreja, a Família - do que materiais'. Naturalmente que a aldeia era pobre e madrasta. Mas, para António Ferro, Monsanto era 'a imagem empolgante da nossa pobreza honrada e limpa'" (António Ferro - A Vertigem da Palavra, Margarida Acciaiuoli)

14 comments:

Anonymous said...

A Matriz...?

O problema é que em Portugal a esquerda não comunista ( a da oposição de café e dos salões) tinha má consciência por não ter feito nada ou quase nada para derrubar o regime. Limitavam-se a dizer mal e as uns escritos espúrios para uns poucos. O congresso da CDE em 73 foi exemplo disso. Logo que veio o 25 de Abril e com receio de perder o combóio da história viraram "anti-fascistas". Aderiram aos tiques do PCP com medo de serem acusados de fascistas. Os tiques na linguagem e na "praxis" começa aí. Quiseram ser mais papistas que o papa,ou seja,mais anti-fascistas que o PCP e isso deu no que deu. Quando viram no que estavam metidos já não havia volta a dar. Ver um soba como o Soares com os recentes ataques de esquerdista mais radical só demonstra que a esquerda não tem qualquer visão de futuro,vivendo enclausurada na mais arcaica maneira de pensar. Bem podem voltar aos anos 30 e ao imediato pós-guerra,de onde aliás nunca saíram.

Anonymous said...

E há um facto que ajuda a corroborar esse entendimento:

Tipos como Alberto Martins que na crise de 1969 em Coimbra fizeram de conta que eram comunistas e provocaram o presidente da República de então, ganhando notoriedade política por isso ( e mais nada) depois fizeram o MES ( com um tal Celso Cruzeiro, advogado dos pedófilos do PS) e em 1975 eram todos comunistas com cartilha própria.

João Cravinho chegou a estar associado a essa tropa.

Anonymous said...

E já que estamosd numa de matriz...refira-se que como Portugal é muito pequeno esse grupo relativamente reduzido tomou depois o poder de facto no partido, com as benesses daí resultantes: cargos de nomeação política ( Ferro Rodrigues lá fora, por exemplo e Paulo Pedroso na fundação Iscte, etc etc).

Isto está tudo ligado.

Anonymous said...

Não confundir o pedófilo Ferro com António Ferro e a matriz.

Salazar que,quando veio para a política estava cima dos partidos apesar de ter sido parlamentar pelo partido do centro católico desvalorizava/desprezava o parlamentarismo (na senda de um Maurras) e nisso a esquerda e uma certa direita nunca lhe perdoaram. Como tinha uma visão estratégica para o país e não uma mera perspectiva da pequena política para se perpetuar no cargo para favorecimento de uma clique (o que fazem os actuais partidos como os da 1.ª República) conseguiu o que se sabe. Depois da segunda guerra sobreviveu incólume e com maior prestígio do que nunca. Ao contrário de um Franco que foi ostracizado durante década e meia e só conseguiu entrar na ONU por cedência dos EUA à URSS quanto à entrada dos países da cortina de ferro. Depois,e quando os ventos da história passaram na senda das políticas de descolonização e socialismo dos não alinhados e da colaboração de Kennedy dessa mesma política anti-europeia,Salazar podia ter tido a oportunidade de mudar de rumo,procedendo a uma lenta descolonização e com a integração dos novos países dentro de uma commonwealth centrada em Portugal e no Brasil e,assim,salvar o regime. Mas tudo se precipitou com os desenvolvimentos da guerra no Ultramar.E Salazar, que sempre fora um estratega exímio,antecipando e adivinhando as consequências dos passos políticos trilhados e porque , apesar das suas sempre faladas origens rurais,tinha a percepção aguda das limitações e vulnerabilidades da condição humana,qualidade que qualquer líder tem de possuir (dos actuais nem se fala de tão beras!),claudica pela primeira vez e em vez de ditar os passos a seguir com energia simula um passo em frente com o envio das tropas para Angola. Pode ter parecido uma posição de força aos defensores do regime. Mas não o era.

Anonymous said...

A partir daí,e porque o que deveria constituir o suporte essencial à manutenção do regime,ie o exército, deixou-se contagiar pelo derrotismo,sobretudo entre a classe dos milicianos. Gente esta saída dum sistema de ensino já inteiramente dominado pela influência ideológica do PCP. O Salazar sabia de antemão que não valia nomear um sucessor. Qualquer que ele fosse não conseguiria sobreviver ao estatuto colossal que deixara. No fundo,era um pragmático. Por isso,é que penso que com Marcello ou outro,o destino do regime estava selado. As traições internas daqueles que era suposto ajudarem na sua perpetuação fizeram o resto. Depois,tivémos o azar de no pós-25 de Abril ter a corja de políticos que se sabe. Nenhum deles se pode equiparar em coragem e ética ao Adolfo Suarez.Nem de longe nem de perto. Ao Sá Carneiro salvou-lhe ter morrido cedo.E os deuses querem muito a quem desaparece jovem.

Anonymous said...

acabo de chegar da Fnac belmírica onde consultei durante 5 min o livro de estória da varela.

não tive paciência para o ler mais.

o título pareceu-me demasiado ligado a um de Roger Vaillant

o centrâo continua a entregar o campo ao inimigo.

Matriz só se for Matrix.

Anonymous said...

Vendo bem as coisas a matriz da accção governativa de Passos Coelho está inspirada no saudoso Oliveira Salazar.

Agradeço ao sr. João Lisboa esta coincidência de opinião, embora sabendo que a partilha por motivos soezes e porcos.

zeromilhoes said...

3:55 PM
3:58 PM
4:01 PM
4:05 PM
4:10 PM
4:15 PM
7:42 PM




Anonymous said...

http://arquivopessoa.net/textos/4357

b.w.

João Lisboa said...

... é um sem-abrigo... compaixão!

João Lisboa said...

(não me referia ao Pessoa, claro)

Anonymous said...

Ah!Ah!AH!Ah!

"... é um sem-abrigo... compaixão!"

Não te esqueças de arquivar no file...

Anonymous said...

(não me referia ao Pessoa, claro)

Ah!Ah!Ah!

a parte maneirinha, miudinha, obsessiva, a aflorar...

Anonymous said...

Compaixão = Com paixão ?


Ah! Ah! Ah!

Largo do Karmo