31 January 2012

ORA COMPAREM LÁ...



(2012)
NÃO HÁ-DE SER NADA DO OUTRO MUNDO "PROGREDIR CONCRETAMENTE" ATÉ AOS 14%



(2012)
COMO POSSO EU EXIGIR À CÂMARA DE BRAGA A DEVOLUÇÃO DA PARCELA DOS 8 MILHÕES QUE ME CABE DOS IMPOSTOS QUE PAGUEI?




(2012)
L'OSSERVATORE ROMANO (VIII)

Ciência política cristã 2


(cortesia de mr. apostate)

(2012)
SENHORES ADMINISTRADORES DO METRO: ESTE CARTAZ (QUE QUASE PODERIA SER UM INSTRUMENTO DE PROPAGANDA ANTISEMITA) FERE MUITO A MINHA SUSCEPTIBILIDADE; IMPORTAVAM-SE DE O RETIRAR?


























Metro de Lisboa recusa publicidade da rede social gay Manhunt: "A razão? Esta publicidade pode 'ferir susceptibilidades'".

(2012)
É VERDADE, ANDAMOS TODOS A PRECISAR DE IMENSA MOTIVAÇÃO E SENTIR QUE SE ESTÁ A "MINAR A COESÃO" AINDA NOS DEPRIME MAIS...

Chefes militares exigem promoções em todas as patentes: "Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas argumenta que a decisão é um passo importante para motivar os militares e minorar os problemas de financiamento. Proibir as promoções "mina a coesão".



... mas, há que reconhecer, há casos em que isso se sente de forma particularmente insuportável.

(2012)

30 January 2012

... ... e, depois de "O Totalitarismo do Orgasmo", ... ...  



"promiscuidade", "traição", "luxúria" "ondas de lascívia" e...
em rigoroso exclusivo...


"filhos de mães múltiplas"!!!...

video

(2012)
RENOVAR A CULTURA, JÁ: TROQUE O DANTE PELO DANTAS, TROQUE O GIDE PELA GUIDA, O PESSOA PELO PEIXOTO, O ALEXANDRE DUMAS (PAI) PELO VALTER HUGO (MÃE) E O RIMBAUD PELO RAMBO (LIVROS POR DVD TAMBÉM, OK?)

FNAC: “Troque os Maias pela Meyer”




Edit (17:07): ... uma campanha que era tão boa...

(2012)

29 January 2012

INSTANTANEAMENTO REACTIVADO, O C.A.L.A. INSURGE-SE VEEMENTEMENTE CONTRA TÃO DELIBERADO, VIL E CRUEL ATENTADO AO FRONDOSO LEGADO POLÍTICO E FILOSÓFICO DE LAURINDA ALVES!

Partido Movimento Esperança Portugal extingue-se



(2012)
E O ESPÍRITO, DESCONTROLADO, PERDE-SE EM DIVAGAÇÕES...

José Lello omitiu conta de €658 mil ao Tribunal Constitucional: "O ex-membro do Governo socialista, José Lello, garante que não conhecia bem a lei e que não sabia o que tinha que declarar".



(2012)
DESCOBERTO HOJE NO "PÚBLICO"



Má Despesa Pública

(2012)
ISTO É SÓ COMUNAS...

Presidente do Royal Bank of Scotland renuncia a bónus


Red Hot Chilli Pipers

(a luta continua)

(2012)
"The university exchange programme Erasmus is barely mentioned in the business sections of newspapers, yet Erasmus has created the first generation of young Europeans. I call it a sexual revolution: a young Catalan man meets a Flemish girl – they fall in love, they get married and they become European, as do their children. The Erasmus idea should be compulsory – not just for students, but also for taxi drivers, plumbers and other workers. By this, I mean they need to spend time in other countries within the European Union; they should integrate". (Umberto Eco aqui)

28 January 2012

O AUTOR HERMENEUTA DE SI MESMO

Os Lacraus - "Um Peito Em Forma de Bala"



0:16 olhos nos olhos
0:24 a verdadeira direcção da música está aqui
0:43 o típico 1,2,3
0:34 o guitar hero inspira e sabemos que tudo acabará bem
0:47 primeira aproximação ao baterista
0:52 olhos fechados, alma aberta
1:03 descida gingada do vocalista
1:09 b-r-e-a-k-!
1:19 compenetração do organista convidado que nos tempos livres é uma estrela muito maior que a banda que aqui serve
1:38 o outro break do baterista que é o grande pormenor da canção
1:42 a harmonia suada mas em falsete do guitar hero
2:07 batida à Abba a separar a banda de toda a multidão restante
2:13 springsteen, claro
2:25 avanço duplo
2:36 grito ao baterista para esforço final e retoque ultra-boss
2:43 a segunda voz é um dogma inabalável
2:51 final roqueiro como aqueles estúdios no Porto nunca tinham visto
No fim: uma canção sobre encarar a morte com fé.

(Nota PdC: a última frase suscita sérias reservas mas, à luz da "excepção Tiago Guillul", foi mantida)

(2012)
EM DESESPERO, O TOZÉ ENTREGA-SE À SENHORA DE FÁTIMA

Seguro passa a registar promessas no site do PS: "O secretário-geral do PS, António José Seguro, anunciou hoje que o site do seu partido vai registar todas as promessas que for fazendo enquanto líder da oposição".






















Reunião da Comissão Política do PS (à direita, o Tozé)

(2012)
Anna Calvi: Tiny Desk Concert  
(January 26, 2012 Calvi plays songs from her self-titled debut in this powerful performance at the NPR Music offices)



(2012)

27 January 2012

TUDO O QUE É PEQUENINO TEM GRAÇA / SMALL IS BEAUTIFUL / LESS IS MORE E TAL

Doll 'protesters' present small problem for Russian police: "Police in the Siberian city of Barnaul have asked prosecutors to investigate the legality of a recent protest that saw dozens of small dolls – teddy bears, Lego men, South Park figurines – arranged to mimic a protest, complete with signs reading: 'I'm for clean elections' and 'A thief should sit in jail, not in the Kremlin'".



(2012)
HÁ GENTE A QUEM É PRECISO EXPLICAR TUDO... O GOVERNO MUDOU, PÁ!

Advogados estranham desaparecimento de nomes de lista da PJ: "Os advogados, de arguidos do processo Face Oculta, estranham que alguns nomes de personalidades que terão recebido prendas de Manuel Godinho tenham desaparecido da lista feita pela PJ. Na versão da Policia Judiciária (PJ), feita a partir de um documento do sucateiro Manuel Godinho, não constam como no original nomes como o do ex-líder do PSD, Luís Marques Mendes, e do ex-secretário de Estado do Desporto Hermínio Loureiro".






















Harry Houdini: The Milk Can Escape

(2012)
LEVOU ALGUM TEMPO MAS, POR FIM, ENTENDE-SE O QUE É A "ABSTENÇÃO VIOLENTA MAS CONSTRUTIVA" (SÓ POSSÍVEL, PORÉM, ATRAVÉS DA FUSÃO MOLECULAR DE SUPER-HERÓIS)



A assombrosa fusão do (Little) Zorro com o Homem Invisível

(2012)
SÓ PORQUE SE TRATA DE UMA CARTA ABERTA AO PRESIDENTE, VEM A PROPÓSITO RECORDAR QUE, NO "INIMIGO PÚBLICO" DE HOJE, SE NOTICIA QUE "AS ÁRVORES USADAS PARA FAZER PAPEL DE BOLETINS DE VOTO EM CAVACO SILVA SENTEM-SE PROFUNDAMENTE ANGUSTIADAS E QUERIAM TER UM DESTINO MENOS CRUEL"




"O entusiasmado, liberal e defensor de um Estado Magro, ministro Miguel Relvas contratou um motorista por ajuste directo, por 73.4446 euros por 30 meses de trabalho. Isto dá qualquer coisa como 2448 euros por mês. Para ter a carta de condução basta ter o 9º ano. Em contrapartida, tem enaltecido as virtudes da emigração para profissionais qualificados nas áreas da Educação, Saúde, Tecnologias da Informação e etc. Considera o senhor Presidente que, no âmbito das suas funções de aconselhamento que designa e auto-elogia como discretas, do seu magistério de influência como primeira figura da República, até em coerência com o que foi afirmando sobre a necessidade de distribuir os sacrifícios e a austeridade de forma justa, não será tempo de ter uma palavrinha com alguém no sentido do ministro Relvas (o Universalista Tropicalista) ser um pouco mais contido na forma como utiliza os dinheiros do Estado?" (lido aqui)

(2012)
ISTO É ASSIM UM BOCADO COMO A INDEPENDÊNCIA DA MADEIRA: PODE SER ?




(2012)
A METÁFORA É REQUINTADÍSSIMA, A DISTINÇÃO ENTRE "MULHER HONESTA" E "PROSTITUTA" ASSAZ ESCLARECEDORA, MAS, SENDO ASSIM, AO GOVERNO CABE O PAPEL DE... COMO DIZER?... PROXENETA?... (O DR. JACINTO, QUE JÁ POR LÁ PASSOU, DEVE SABÊ-LO BASTANTE MELHOR DO QUE NÓS)



Em primeiro plano, o orçamento; ao fundo, membro do governo não identificado

(2012)
... MAS O 5 DE OUTUBRO DEIXAR DE SER FERIADO JÁ É UMA TRAGÉDIA - É TUDO UMA QUESTÃO DE ESCALA



Escala de dó (o maior dó)

(2012)

26 January 2012

AFINAL, O SIMON TEMPLAR DO MAPUTO TAMBÉM ANDOU NA ESCOLINHA DA MARGARIDA MOREIRA




(2012)
NÃO FAZIA MUITO MAIS SENTIDO - PARA QUEM SE PREOCUPA COM ESSAS TRETAS TRIBAIS E DE TERRITORIALIDADE PRIMITIVA MAS AINDA NÃO ENTENDEU QUE "TRABALHO" É UM PALAVRÃO - ACABAR COM A FICÇÃO FACHA DO 10 DE JUNHO E MANTER O 5 DE OUTUBRO QUE CALAVA, AO MESMO TEMPO, A CHIADEIRA MONÁRQUICA E REPUBLICANA?




(2012)
IA JURAR QUE JÁ OUVI ISTO A ALGUÉM... MAS QUEM?



... não, aquele senhor lá atrás não foi...

(2012)
MUITO BEM! PORÉM...

Comissão Europeia processa Portugal por não proteger as galinhas poedeiras



1) Não negando o direito a que "todas as galinhas poedeiras sejam mantidas em 'gaiolas melhoradas', com mais espaço para fazer ninho, esgravatar e empoleirar-se, ou em sistemas alternativos", seria uma abusiva e inconcebível reivindicação a que o arruinado Estado Social nunca poderá responder exigir o mesmo para aquela outra espécie, o Sapiens sapiens?

2) A "determinação de evitar a existência de concorrência desleal entre os Estados membros e distorções no mercado interno comunitário" devido aos "Estados membros que ainda autorizam a utilização de gaiolas 'não melhoradas'" [colocando] "em desvantagem as empresas que investiram na conformidade com as novas medidas" não deveria aplicar-se igualmente, noutro plano, às relações económicas, por exemplo, com a China? (oops!... da China ainda se pode falar?...)

(2012)
A LÓGICA DOS FRAGMENTOS



The Beach Boys - The SMiLE Sessions (2 CD)

Como se, à distância, oculto na sombra dos salões oitocentistas, o velho charlatão de Viena continuasse a exercer a sua influência maligna, o texto de apresentação de Brian Wilson abre em registo aterradoramente psicanalítico: “Sou um perfeccionista. Tal como era o meu pai. Quando ele nos ladrava para que cortássemos a relva do jardim, costumava berrar ‘Façam-no por duas vezes!’ Em miúdos, para que todas as coisas ficassem bem, tinham de ser feitas sempre duas vezes. O que me parece ser ainda relevante em 2011 quando eu e ‘os rapazes’ nos preparamos para publicar‘SMiLE’... pela segunda vez”. O sangue gela: à beira dos 70 anos, no preciso instante em que aquele que foi, provavelmente, o mais mítico "lost album" da história pop aparece, por fim, à luz do dia, sob uma forma tão próxima quanto possível da que, inicialmente, deveria ter, nas cinco primeiras linhas que escreve, Brian não consegue fugir a evocar a figura de Murry Wilson, o paternal facínora, seriíssimo corresponsável pela sua precipitação no abismo sem fundo do desequilíbrio mental, em 1967.



Sim, é verdade que ele próprio se tinha encarregado de refogar as sinapses num sortido rico de químicos, e a obsessiva rivalidade com os Beatles também não contribuía muito para que se pudesse dedicar tranquilamente à criação (reza a lenda que, em Fevereiro de 1967, ao escutar, inesperadamente, "Strawberry Fields Forever" no rádio do carro, teve de parar e comentar, angustiado, “Eles chegaram lá primeiro...”). Mas, ao recordar a regra de “sempre duas vezes”, não só demonstra como o horrendo fantasma continua a atormentá-lo mas ainda o força igualmente a baralhar as contas. Porque, de facto, SMiLE já veio ao mundo em inúmeras encarnações: atabalhoada e confusamente, em Smiley Smile (1967); na proposta de alinhamento de Mark Linett (1988) que, inadvertidamente, caiu na rua; disperso e desgarrado, na caixa de 5 CD, Good Vibrations: Thirty Years Of The Beach Boys (1993); num sem fim de "bootlegs" (nomeadamente, os da Sea Of Tunes); e, em 2004, na configuração definitiva que lhe deram o próprio Brian Wilson e a sua equipa de “assessores” – isto é, Darian Sahanaja, Van Dyke Parks e os Wondermints.



É, justamente, esse último alinhamento de temas, tornado canónico há oito anos, que regressa, agora, neste projecto de exumação dos melhores espécimes das fitas originais. O que não deverá ter sido tarefa ligeira se tivermos em conta que foi necessário escutar a totalidade das cerca de 50 sessões de estúdio – não incluindo as 17 dedicadas a "Good Vibrations" – registadas no United Western Recorders (o mesmo de Pet Sounds) e nos Gold Star Studios, de Los Angeles (o preferido de Phil Spector), para identificar e recuperar as peças avulsas, e descobrir o espaço que cada uma deveria ocupar no puzzle. Afinal, não mais do que a duplicação do modus operandi de há 40 anos: como Wilson, então, confessava, “estou farto da estrutura da canção pop, prefiro compor por fragmentos”. E se, acerca do cinema, se pode afirmar (algo abusivamente, é certo) que a sua essência é a montagem, no que respeita a SMiLE disso não resta nenhuma dúvida.



Espécie de imenso painel sonoro do espaço e do tempo americanos – viaja da Plymouth Rock ao Grand Coulee Dam, à Califórnia e ao Hawaii, agregando referências tradicionais (folk branco e nativo, "barbershop quartets", sujidade honky tonk), jazz, eruditas, rock, doo wop –, algures entre um Copland lisérgico e um Gershwin em calção de banho, aplicava à extensão de um álbum inteiro o mesmo procedimento que havia sido utilizado em "Good Vibrations": 30 minutos de miniaturas vocais e instrumentais vagamente relacionadas entre si, laboriosamente recortadas e coladas (o autêntico e primordial "cut + paste": fita magnética analógica e lâmina) segundo uma lógica de quase-cadavre exquis que, no processo, descobria a sua própria lógica.



Não é, realmente, improvável enlouquecer durante um tal empreendimento e Brian Wilson, poucas semanas antes da publicação do infinitamente inferior Sgt. Pepper’s, em pânico, interrompeu a gravidez de SMiLE, mergulhou no poço e aí se deixou ficar durante décadas. No "booklet" da actual edição (a última?), vemo-lo, de olhar fixo e ausente, observando a areia que se escoa de uma ampulheta. Seja lá o que for o "full dimensional stereo", a dimensão tempo foi, inexoravelmente, um dos insubstituíveis escultores do que, hoje, nos chega às mãos. Já conhecíamos praticamente tudo mas nunca o havíamos escutado assim. O segundo CD de documentação de estúdio (a secção final do primeiro também permite espreitar os bastidores) alimenta estudiosos e ilumina os recantos do laboratório em actividade. Mas o que apetecia mesmo saborear era o 5º disco da edição "deluxe", integralmente preenchido com 24 takes de "Good Vibrations": imagina-se algo como o hipnótico e gradual crescimento de um cristal de gelo, em movimento só um pouco acelerado.

(2012)

25 January 2012

UMA MEDIDA SENSATA QUE PERMITIRÁ, SEM DÚVIDA, CRIAR CENTENAS DE MILHAR DE POSTOS DE TRABALHO NA FUTURA POLÍCIA DE SANIDADE PÚBLICA, A QUAL DEVERÁ TAMBÉM PASSAR A EFECTUAR REGULARMENTE RUSGAS AOS DOMICÍLIOS (CONVÉM PROIBIR AÍ IGUALMENTE O MALDITO VÍCIO) ONDE VIVAM CRIANÇAS INDEFESAS CUJOS PAIS JÁ TENHAM SIDO IDENTIFICADOS COMO FUMADORES AUTOMOBILIZADOS



Especialistas portugueses querem que Estado proíba fumo dentro de carros: "Deve ser proibido fumar no automóvel em primeiro lugar porque o cigarro, tal como o telemóvel, distrai o condutor e pode, por isso, contribuir para a ocorrência de um acidente. (...) Quando estão crianças no interior, o problema é muito mais grave, pois o fumador expõe-nas ao fumo passivo. As crianças não podem continuar a ser expostas a agentes cancerígenos por aqueles que têm obrigação de os proteger, que são os seus pais”.

(2012)
SE FOSSES APENAS UM TRABALHADOR 
COMO O AMÉRICO AMORIM JÁ NÃO FALAVAS ASSIM...



(a luta continua)

(2012)
L'OSSERVATORE ROMANO (VII)

Ciência política cristã 1


(cortesia de mr. apostate)

(2012)

24 January 2012

O PENSAMENTO FILOSÓFICO PORTUGUÊS (LXXXIV)

Raquel Freire


























O marxismo-leninismo terapêutica de primeira linha no combate à frigidez e à ejaculação precoce

"O sexo na Alemanha comunista durava mais tempo e era melhor. As mulheres, como adoptavam as doutrinas feministas, achavam que também tinham que ter orgasmos, que não eram só os homens. Já as mulheres da Alemanha Ocidental faziam um bocado o papel de bonecas insufláveis, como as nossas mães e as nossas avós. Na Alemanha comunista usavam-se métodos contraceptivos e estava muito mais presente a ideia do sexo pelo prazer e não apenas com o objectivo da reprodução". O comunismo combate a ejaculação precoce? "Provavelmente, mesmo que os homens ejaculassem depressa eram obrigados a continuar a relação e a dar prazer às mulheres". (daqui - qualquer sobreposição ao caso Pedro Rosa Mendes é abusiva)

(2012)
SOBRE ANGOLA, A NORMA OFICIALMENTE APROVADA PASSA A SER A DO ASS-KISSING; QUANTO À CHINA, VEREMOS MAIS ADIANTE


... na verdade, nada de muito novo...

RDP acaba com espaço de opinião que serviu de palco a críticas duras a Angola: "Uma crónica crítica em relação a Angola, do jornalista Pedro Rosa Mendes, terá levado a RDP a acabar com o espaço de opinião "Este Tempo", da Antena 1".

(2012)
LAND OF THE FREE, HOME OF THE BRAVE





Democratic Operative's Cat Slaughtered, 'Liberal' Painted On Corpse

(2012)

23 January 2012

SONGWRITER'S CIRCLE (RICHARD THOMPSON, SUZANNE VEGA, LOUDON WAINWRIGHT)


"Keep Your Distance"



"Gipsy"



"Genesis Hall"

(2012)
MAS, COM CERTEZA, NINGUÉM DUVIDA; E O SIT DOWN COMEDIAN DA PÁTRIA PODIA TER ATÉ CONTADO AQUELA (OUTRA) PIADA QUE SÓ FAZ SENTIDO EM INGLÊS



There were these two guys having lunch one day when the first guy says to the second one, "You ever say one thing to someone when you meant to say something else?"

"How do you mean?" says the second one.

"Well last week I was at the airport in Philly and I wanted to come back here to Pittsburgh and the girl at the counter had these enormous breasts, so, instead of asking for two tickets to Pittsburgh, I asked for two pickets to Tittsburgh".

"I know what you mean", says the second guy. "Why just this morning I was having breakfast with my wife and I meant to ask her to pass the jelly but instead I said 'You're ruining my life, you stupid bitch!'"

(ouvi-a, pela primeira vez, numa entrevista com Lloyd Cole; na versão dele, era uma conversa entre dois psicanalistas, aterrados pela ideia de que, até com eles, tais lapsus linguae podiam acontecer)

(2012)

22 January 2012

VINTAGE (LIX)

The Voice Squad - "As I Roved Out"



(2012)
(O ANO A SEGUIR AO) ANO DO TIGRE (LXX)


Larry, Chief Mouser to the British Cabinet Office, scratches the red carpet at the door to number 10 which had been prepared for the arrival of the Mahmoud Abbas, the President of Palestinian Authority

(2012)
Rick Falkvinge, the Swedish radical leading the fight over web freedoms: "the tech entrepreneur launched the Pirate party to fight online censorship. Now, it is Europe's fastest growing political group"



(2012)
FLOWER POWER (V)


Strawberry Alarm Clock - "Rainy Day Mushroom Pillow"


(2012)
NÃO ESTOU MUITO CERTO DO QUE SEJA MAS "GERAR UMA NOVA GEOGRAFIA DOS SENTIDOS" PARECE SER COISA DE ENORME POTENCIAL


The Verve - "The Drugs Don't Work"

(2012)
NINGUÉM HÁ-DE CALAR O ENVIADO DE KOLOB!



(2012)
A PRESIDENTE DA SECÇÃO DE ASTROLOGIA DO PSD EXIGE A EQUIPARAÇÃO DO TAROT ÀS CIÊNCIAS MÉDICAS, ABRINDO MAIS UMA LUMINOSA VIA PARA A RECUPERAÇÃO ECONÓMICA DA PÁTRIA


O profeta Luís Cláudio manifestou-se já solidário com a justa luta

(2012)

21 January 2012

O OBJECTIVO - ALEGRAR O P.O.V.O. - NUNCA FOI EXTRAORDINARIAMENTE DIFERENTE MAS, AO MENOS, HÁ 263 ANOS, A MÚSICA ERA DO HAENDEL









Edit (22.01.12): e parece que o p.o.v.o. se alegrou mesmo.

(2012)
VAQUINHA EM SOLIDARIEDADE COM O CAVACO






















Aqui

(2012)
THE UNTHANKS - "LAST"



(2012)
UM PERCURSO ACADÉMICO COERENTE, LIVRE E INDEPENDENTE
(sequência daqui)



José Sócrates estuda no "Instituto de Estudos Políticos de Paris (vulgo Sciences-Po)", "uma instituição actualmente em crise por serem abertamente contestadas as orientações pedagógicas e gestão do seu director, Richard Descoings". "Mas Sócrates não é um aluno normal. Por agora, no primeiro ano de Master (dois anos), tem um estatuto vizinho de do 'auditeur libre', o que quer dizer, traduzindo à letra, 'auditor, ou ouvinte, livre'. Os 'alunos livres' já não existem oficialmente, em Paris, há vários anos (apenas são aceites em alguns IEP da província).

Sócrates está legalmente inscrito como aluno, mas definiu um plano especial de estudos em reuniões com o director do estabelecimento, Richard Descoings. 'É provável que tenha chegado a um acordo com a direcção sobre o programa escolar e a forma de ser avaliado no primeiro ano porque a direcção pode fazer isso e, a esse respeito, ela faz o que quer', explica uma fonte do IEP. Em Sciences-Po, que tem a má reputação de funcionar de forma opaca, quase secreta, o caso do aluno Sócrates é gerido como se fosse um assunto de Estado.

A direcção recusa fornecer qualquer detalhe sobre ele, apenas confirma a inscrição. No entanto, o Expresso sabe que o ex-PM português tem, de facto, um estatuto particular. 'José Sócrates só vai a exames se quiser, mas pode apresentar dossiers ou trabalhos de pesquisa', garante um professor. É verdade: o Expresso sabe que Sócrates não compareceu aos exames das cadeiras que os exigem, no primeiro semestre do Curso de M1 em Ciência Política, variante Teoria Política, que frequenta e cujas provas decorreram de 12 a 21 de Dezembro. 'Sei que enviou trabalhos a professores e ele também pode ter decidido fazer apenas os exames no fim do ano', acrescenta a mesma fonte". (A nova vida de Sócrates em Paris, de Daniel Ribeiro, na "Revista"/"Expresso" de hoje)

(2012)
CONVENHAMOS QUE IMEDIATAMENTE APÓS A LEITURA DE "O CEMITÉRIO DE PRAGA", DO UMBERTO ECO, ISTO SOA ASSAZ PECULIAR... (sequência daqui)



"Participa em reuniões preparadas no maior segredo, almoça e janta discretamente com amigos em restaurantes inacessíveis ao comum dos mortais, entra na Universidade o mais anonimamente possível". (A nova vida de Sócrates em Paris, de Daniel Ribeiro, na "Revista"/"Expresso" de hoje)

(2012)
O "ALUNO ESPECIAL" JÁ COMEÇOU A BALDAR-SE AOS EXAMES? QUEREM VER QUE LÁ NÃO ACEITAM AS PROVAS POR FAX?...


("Expresso" de hoje)

... já agora: o estilo "bohémien flâneur" terá sido sugerido pelo Luís?

(2012)

20 January 2012

IDEIA PARA ATRIBUIR ALGUMA UTILIDADE ÀS NOSSAS SECRETAS COMO AGENTES ACTIVOS NA INVERSÃO DA PIRÂMIDE DEMOGRÁFICA

Undercover police had children with activists



(2012)
É QUE MAL LHE VAI CHEGAR PARA UMA FATIAZINHA DE BOLO-REI (A MENOS QUE VENDA A CHOUPANA DA ALDEIA DA COELHA)


Edit (20:39): ... não há coração (por muito endurecido que seja) que resista... mesmo.

(2012)
"We are all very visual today. It's almost like people don't know how to listen any more" (Regina Spektor)



"She said, 'Music is always important, isn't it?' and I replied, 'Yes, ma'am'". (Bryan Ferry, a propósito do seu encontro com a raínha Isabel, quando esta lhe conferiu o grau de Commander of the Most Excellent Order of the British Empire/CBE)

(2012)
"You'll find I'm full of surprises"



Anonymous desencadearam "o maior ataque de sempre": "O encerramento do site de partilha de ficheiros MegaUpload, ordenado pelo FBI, desencadeou a maior resposta de sempre, diz o grupo Anonymous: mais de 5600 pessoas estiveram na noite de quinta-feira para sexta envolvidos num ataque concertado a sites de entidades governamentais americanas e da indústria da música e do cinema. Um 'bombardeamento' de pedidos de serviço que bloqueou sites como o do próprio FBI"

(2012)

19 January 2012

OU A INFLUÊNCIA MORMON É AINDA MAIOR DO QUE PARECE OU ISTO SÓ CONFIRMA A IDEIA DE QUE O GOSTINHO A PECADO É UM TEMPERO REQUINTADO QUE, DESGRAÇADAMENTE, SE PERDEU

Newt Gingrich's Ex-Wife, Says He Wanted An 'Open Marriage'



(2012)
ESTOU AQUI QUE NEM ME TENHO... FILÓSOFOS E PARIS SÃO O MEU PONTO FRACO

A nova vida de Sócrates em Paris: "Saiba tudo sobre o dia a dia do retiro de José Sócrates em França, num trabalho de Daniel Ribeiro, correspondente do Expresso em Paris. Vive com discrição na capital francesa, levando a sério o voto de ficar em silêncio durante três anos, como foi aconselhado. Do curso onde entrou com "estatuto especial", ao soberbo quarteirão onde mora e os sítios que frequenta, como são os dias do ex-primeiro-ministro José Sócrates em Paris. Leia tudo na Revista deste sábado".



Sous le ciel de Paris s'envole une chanson
Elle est née d'aujourd'hui dans le coeur d'un garçon
Sous le ciel de Paris marchent des amoureux
Leur bonheur se construit sur un air fait pour eux
Sous le Pont de Bercy
Un philosophe assis...


(2012)
UM PEQUENO CONTRATEMPO NO CAMINHO PARA KOLOB

Recontagem no Iowa 'trama' Mitt Romney



(2012)
PROVAVELMENTE TERÁ SIDO PORQUE LHES CHEGOU AOS OUVIDOS AQUELA PIADA QUE SÓ FAZ SENTIDO CONTADA EM INGLÊS

Irão retira Barbie das lojas para proteger “valores islâmicos”



Woman in Toys-R-Us to Saleswoman: Does Barbie come with Ken?

Saleswoman: No, Barbie fucks with Ken. But she only comes with Action Man.

(2012)
... mas a parte realmente saborosa da notícia é "contou com a colaboração de uma funcionária da Optimus casada com um agente das secretas"

Optimus pode ser multada até 7,5 milhões de euros no caso do jornalista espiado



... digam lá: é verdade ou não é?

(2012)

18 January 2012

O ÁLVARO CRITICA A FALTA DE COMPETITIVIDADE DA FILIAL BRACARENSE DA VATICANO S.A. E BRAMA CONTRA OS ELEVADOS CUSTOS DE PRODUÇÃO; TEM TODA A RAZÃO: PARA A QUALIDADE DO PRODUTO FINAL, NEM 5% DOS CUSTOS ACTUAIS DEVERIA SER


(cortesia de mr. apostate)

"Durante séculos, a majestosa cidade de Braga especializou-se na produção de um produto: padres. (...) Hoje em dia, a indústria da produção de sacerdotes bracarenses está em declínio. (...) A grande causa do declínio da igreja católica em Portugal é simplesmente a falta de competitividade. A indústria da produção de padres perdeu competitividade, pois os custos de produção de novos sacerdotes são demasiado altos e o preço do sacerdócio é extremamente elevado". (o Álvaro in O Medo do Insucesso Nacional, €3, citado por António Cândido de Oliveira no "Público" de hoje)

(2012)
A VATICANO S.A. ACHA QUE NÃO PODE MANDAR MENOS DO QUE A TROIKA E AVISA QUE, COM SORTE E SE OS MENINOS SE PORTAREM BEM, ABDICA DO TECHNO-VIRGIN DAY E JÁ É UM PAU

Igreja admite rever acordo para abdicar de feriado


























(cortesia de mr. apostate)

(2012)
YO HO HO AND A BOTTLE OF RUM!






Sopastrike



(2012)
"THE WOMEN AND THE LUST AND SIN NECTAR"




















Vários - Fado Portugal/200 Anos de Fado (2 CD + livro)

A inclusão do fado na lista do património imaterial da humanidade no âmbito da UNESCO poderá, como afirmou Rui Vieira Nery, “assegurar-lhe uma exposição pública internacional que é o meio mais valioso que podemos ter”. Porém, mesmo dando de barato que daí poderá advir algo mais do que tudo aquilo que, desde Amália, os fadistas que deram o fado a conhecer ao mundo alcançaram, uma coisa é indiscutível: edições como Fado Portugal/200 Anos de Fado não lhe poderiam agrafar pior reputação.

Em formato de livro/disco (cerca de 200 páginas em que se procura abordar dois séculos de fado, das várias hipóteses explicativas sobre as origens à actualidade), os dois CD são de natureza diversa: o primeiro, dedicado ao reportório e intérpretes tradicionais/clássicos, é minimamente equilibrado e representativo; o segundo, virado para o “fado contemporâneo”, para além da gritante ausência de Camané, inclui (ao lado de Cristina Branco, Ana Moura ou Mísia) a estreia de uma série de supostos “novos talentos” cuja presença, neste contexto, é bizarra.

Muito pior, contudo, é o verdadeiro desastre da tradução do texto para inglês. É praticamente impossível ler um parágrafo em que o idioma de Shakespeare não seja esquartejado: da terminologia musical (“compassos”, por exemplo, é traduzido por “beats”) a descobertas como a “marine origin” (no original, “marítima”), a “umbigada” convertida em “encounter of belly-buttons”, as "cantigas de amigo" em “friends’ songs”, a magnífica explicação da sedução da aristocracia pelo fado “attracted by the women and the lust and sin nectar”, a inigualável descrição da voz “of lyrical tune” de António Menano ou a utilíssima informação de que “fado has attended assiduously in Portuguese cinema”, é um festival. Suspeito que os consumidores anglófonos irão imaginar o fado como um género humorístico.

(2012)