26 November 2011

2011 - PRÉMIO CONJUNTO "ROMANCE HISTÓRICO DO ANO" / "AUTORA DO ANO" / "ENTREVISTA LITERÁRIA DO ANO" / "SEXO ORAL DO ANO" / "SODOMIA DO ANO" / "INSÓNIA DO ANO" / "GAGUEZ DO ANO" / "EPILEPSIA DO ANO" / "BESTIALIDADE DO ANO"


Pedro, Inês e o Piloto nos preliminares de um "ménage à trois"

CM - O livro [Minha Querida Inês] surpreende, também, porque coloca personagens históricas sob uma luz desconcertante. As cenas de sexo oral entre Pedro e Inês, apesar da elegância com que são descritas, vão deixar muita gente perplexa. Tinha consciência disso? Foi deliberado?

Margarida Rebelo Pinto - Nunca escrevo nada sem ser deliberado. Já nem o poderia fazer, tenho uma grande responsabilidade perante os meus leitores. Na Idade Média, ao contrário do que as pessoas pensam, havia muita libertinagem, o sexo era uma das poucas distracções que as pessoas tinham. Inês e Pedro estiveram juntos muitos anos, é natural que entre eles existisse uma enorme cumplicidade sexual. O sexo faz parte da vida, escrever sobre sexo não é difícil. Escrever cenas de sexo é que é. Por isso, o pudor e a elegância têm de estar sempre presentes e vigilantes. Nunca se pode levantar completamente o véu.

CM - O carácter de Pedro sai um tanto prejudicado: para além de trair Inês com outras mulheres, fá-lo também com homens e com animais. É um facto registado pela História ou faz parte da liberdade criativa que assiste a qualquer romancista?

MRP - Já Fernão Lopes dizia nas crónicas que Pedro amava mais Afonso Madeira do que é de bom-tom dizer. É um facto histórico. E D. João I, Mestre de Avis, Rei de Portugal, é filho de Teresa, uma mulher galega, aia de D. Inês. Depois de Inês ter morrido D. Pedro foi um bom rei, mas era vingativo e sanguinário, epiléptico, gago e insone, tal como o descrevo no livro. (aqui)

(2011)

7 comments:

fallorca said...

«O sexo faz parte da vida, escrever sobre sexo não é difícil. Escrever cenas de sexo é que é. Por isso, o pudor e a elegância têm de estar sempre presentes e vigilantes. Nunca se pode levantar completamente o véu.»
oh, nem uma pontinha?

João Lisboa said...

Voyeur!

Mário Machaqueiro said...

Cuidado, João. Não vá a senhora mover-lhe um processo por estar a atentar contra a marca "Margarida Rebelo Pinto"...

João Lisboa said...

Atentar?... Pois se a cobri de prémios!...

Anonymous said...

joão, cobriste a gaja? ew!

fallorca said...

A cobrires assim, com prémios e tal, ainda dás em colibri

João Lisboa said...

"joão, cobriste a gaja?"

Dog forbid.