18 January 2012

YO HO HO AND A BOTTLE OF RUM!






Sopastrike



(2012)

8 comments:

pcristov said...

sopa e pipa, dois pacotes com siglas engraçadas mas não por isso menos repugnantes.

na europa, muito discretamente, já se tentou o acta (anti-counterfeiting trade agreement) que, julgo, passou ao lado da maior parte da população.

na altura, enviei uma mensagem de protesto a cada um dos eurodeputados portugueses. não tive respostas mas também não eram respostas que pretendia obter.

o acta não foi aprovado pelo parlamento europeu, porém não adormeço na ingenuidade de pensar que o polvo baixou os tentáculos. é preciso estar (muito) atento. esta gente é escorregadia.

João Lisboa said...

"esta gente é escorregadia"

Oh yeah.

pcristov said...

e por falar nisso: "projecto de lei sobre cópia privada é incentivo à economia, defende canavilhas". porca miseria.

João Lisboa said...

Mas esta nem me parece mal: é a ideia da "flat rate" sobre os equipamentos que permitem gravar ou partilhar.

http://lishbuna.blogspot.com/2008/01/o-ano-em-que-indstria-morreu.html

E há aqui:

http://lishbuna.blogspot.com/search/label/piratas

mais food for thought.

pcristov said...

o sueco christian engström, membro do parlamento europeu pelo partido pirata, expõe aqui uma série de motivos pelos quais uma flat-rate é uma não-solução.

o artigo não aborda concretamente a ideia de uma taxa sobre equipamento electrónico, mas ninguém sofrerá uma distensão neuronal se tentar adaptar alguns dos mesmos argumentos à proposta em discussão no parlamento português.

e conclui:

It is not easy to make a living as an artist, and it never has been, but the Internet has opened up new opportunities for creative people who want to find an audience without having to sell their soul to the big companies who used to control all the distribution channels. This is a very positive change for the artists and creators, both from a cultural and an economic perspective.

There is no need to compensate anybody for the fact that technological progress is making the world a better place.


já agora, só mais duas coisas:

.1 o nuno galopim recordou aqui várias questões mais importantes e mais rapidamente ignoradas.

.2 os you can't win, charlie brown precisam de ajuda.

João Lisboa said...

O pirata sueco ainda não li (já lá irei). Mas o texto do NG parece-me um bocado aquela conversa para boi dormir do "o que é preciso é mudar as mentalidades". Então, esta tirada:

"E que tal se lutassem também junto dos Governos por uma educação musical ao nível curricular que ajudasse a estabelecer mais cedo uma relação com a música que não lhe desse o ar de coisa descartável com a qual os mais novos hoje convivem dia a dia, juntando e apagando ficheiros áudio nos seus telemóveis e leitores mp3?"

... só vinda de um imigrante de Andrómeda.

João Lisboa said...

O sueco:

a)"If you base the payouts to artists on what is being played on TV and radio, most of the money will go to the established artists that are already doing very well"

Claro. Como sempre foi. So what? That's life, mate;

b)"Porn": o mesmo que a);

c) "Filling up the networks": o gajo passou-se... e até imagino que, a acontecer, acabaria por favorecer os "poor artists" com base de fãs mais militante;

d) "Virus": o gajo está a falar a sério?

e) "There is no problem": tenho as maiores dúvidas de que a tese de mestrado que ele cita retrate a situação correctamente. Mas evidentemente que há um problema. Não sei se a flat rate é a melhor solução mas, assim de repente, não vejo melhor. Aliás, é pouco mais do que a transposição da lei das fotocópias.

Táxi Pluvioso said...

É preciso proteger o nosso pastel de nata e o nosso fado. Viva o presidente Báráque e a sua SOPA e a sua PIPA.