17 September 2012

UMA OU DUAS IDEIAS


















Laetitia Sadier - Silencio
  
Há uma ou duas ideias feitas acerca da coisa pop que se, aqui e ali, terão algum sentido, transformadas em “tábuas da lei”, só podem conduzir ao disparate (uma tendência inerente às “tábuas da lei”, aliás). A opção pelo “acústico” – por oposição ao “eléctrico” – como revelador da “essência” última de uma canção, é uma delas. Outra gira em torno do “artista finalmente emancipado na sua transbordante criatividade da banda que lhe tolhia a liberdade de movimentos” (ok, no caso Björk/Sugarcubes, não poderia ter sido mais verdade). A Laetitia Sadier, pós-Stereolab, aplicar-se-iam ambas: Silencio, não repudiando integralmente o recorte "space age bachelor pad music" (o peculiar cocktail de Young Marble Giants, "easy listening", pais fundadores da electrónica, Bacharach e "motorik" germânica), investe claramente no nicho da canção de raiz acústica e apenas decorativamente “krautificada” (e, acessoriamente, “tropicalizada”); em roda livre, embora ainda acompanhada por Tim Gane, não pode afirmar-se que Sadier tenha sido capaz de voar muitos pés acima da banda.


Claro que a uma parisiense nascida em Maio de 68 não deve pedir-se que desista de cantar “The ruling class neglects again responsability, overindulged children drawn to cruel games, pointless pleasures, impulsive reflexes, a group of assassins” pelo meio de coros lânguidos. Mas se os Stereolab já tinham devidamente homenageado John Cage em
"John Cage Bubblegum" com o melhor texto minimal possível (C'est le plus beau, et c'est le plus triste, c'est le plus beau paysage du monde”), mesmo tendo-se comemorado há dias 60 anos sobre a estreia de 4’33”, eram dispensáveis os 4’29” de “Invitation Au Silence” em louvor do silêncio das igrejas que nos faz descobrir “as profundas dimensões do eu”.

3 comments:

Táxi Pluvioso said...

Quelle est boring mon dieu! eis algo mais animado para jovens com espírito que falem francês e toquem piano:

http://www.youtube.com/watch?v=KMF9FIIRZlc

nickname mono said...

Perante a, permita-se, "despida" música que é revelada poderia autorizar-se a alteração para Laetitia Casta.

João Lisboa said...

"http://www.youtube.com/watch?v=KMF9FIIRZlc"

Tout a fait boring (aussi).

"alteração para Laetitia Casta"

Essas coisas enganam muito...