20 April 2012

"WHAT EXPERTISE CAN THEOLOGIANS BRING TO DEEP COSMOLOGICAL QUESTIONS THAT SCIENTISTS CANNOT?  WHY NOT THE GARDENER OR THE CHEF? WHY ARE SCIENTISTS SO CRAVENLY RESPECTFUL TOWARDS THE AMBITIONS OF THEOLOGIANS, OVER QUESTIONS THAT THEOLOGIANS ARE CERTAINLY NO MORE QUALIFIED TO ANSWER THAN SCIENTISTS THEMSELVES?" (Richard Dawkins, The God Delusion)

(cortesia de mr. apostate)

Através da nota final deste post no "Esquerda Republicana", acerca da queda na Bolsa das acções da Vaticano S.A, travei conhecimento com a John Templeton Foundation e com as suas ramificações locais. O número de Abril de "Les Dossiers de La Recherche" (disponível nas lojas onde não há apenas revistas "del corazón"), no artigo "Cette étrange fondation Templeton" (de Olivier Brosseau e Cyrille Baudouin), oferece mais uns quantos dados saborosos e interessantes: 

- Na "Philosophers' Magazine", Anthony Grayling explica que a estratégia da fundação consiste em "tentar apropriar-se da respeitabilidade, do brilho, da seriedade, e da credibilidade da verdadeira ciência para o seu programa de defesa da religião"

- "De 1996 a 2009, sob a direcção de Charles L. Harper, "os termos 'deus', 'religião', 'realidades espirituais', assim como as citações demasiado explicitamente religiosas de John Templeton foram apagadas ou colocadas em segundo plano. Testemunho desta estratégia, a denominação do programa geral da fundação implicando as ciências naturais, inicialmente intitulado 'Informação espiritual através da ciência' e depois 'Ciência e religião', é hoje 'A ciência e as Grandes Questões'"

- "Através da distribuição de dinheiro e de iniciativas mais subtis, a JTF amplifica o diálogo ciência-religião e orienta-o docemente numa direcção particular que favorece a religião em geral e o cristianismo em particular"

 - "O sistema de valores morais defendido pelas religiões encontra, assim, uma caução através da complementaridade entre ciência e religião".

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