07 December 2011

PARA O CABAZ DE COMPRAS






















"A. C. Grayling, o mais lido dos filósofos britânicos e editor da revista Prospect apresenta a edição portuguesas de The Good Book, a sua obra-prima: a Bíblia reescrita numa perspectiva filosófica.

Poucos pensadores teriam hoje a coragem, a imaginação e a erudição suficientes para propor uma alternativa secular à Bíblia. Mas foi exactamente isso que fez o professor A. C. Grayling, ao conceber, editar e escrever O Livro dos Livros – uma versão não religiosa da Bíblia, inspirada em 2.500 anos de pensamento, ciência e literatura, ocidentais e orientais. (...)

Controverso e interventivo, A. C. Grayling é considerado o mais moderado dos três grandes paladinos do Novo Ateísmo, onde se incluem, além dele, Richard Dawkins e Christopher Hitchens"
(aqui)

(2011)

8 comments:

Anonymous said...

joão, quem é esse deus "ateísmo" que te entope o cérebro e te desgasta o teclado do computador (além de contribuir para links de bd de duvidoso humor. esclareço que se não é para rir não percebo bem o que lá criticam). nota que, salvo alguma memória reprimida, não me lembro de alguma vez ter posto os pés numa igreja ou de a ele (deus) me dirigir. mas a militância que praticas, e a que criticas, são prosaicamente como uma pescadinha rabo na boca. uns imolar-se-iam para ter provar que existe (ele, deus). tu provavelmente descerias as calças e pedirias para o procurarem no buraco negro. convenhamos que além de provavelmente ser um triste espectáculo (não sei, não te adivinho os glúteos), está demasiado frio e só tornaria a cena parva. e no meio disto tudo aproveito para dizer que Filosofia se esgota para mim na altura em que a cicuta foi "inventada". essa actividade, filosofar, é obsessivamente onanista. overrated.

João Lisboa said...

"quem é esse deus "ateísmo" que te entope o cérebro"

Contradição nos próprios termos.

"se não é para rir não percebo bem o que lá criticam"

Encore un éffort.

"tu provavelmente descerias as calças e pedirias para o procurarem no buraco negro"

Róseo.

"filosofar, é obsessivamente onanista. overrated"

Isso explica tudo. Só ao Alberto Caeiro e aos gatos o admito.

João Lisboa said...

"filosofar, é obsessivamente onanista. overrated"

Esqueci-me: essa vírgula é indesculpavelmente criminosa. Na verdade, o pior de todo o comentário.

Anonymous said...

Esquece a virgula. Está bem onde está. O que escrevi foi um sentimento acerca de um dos temas do teu blog. De resto, é um gosto ler o escreves, excelente sentido de humor e de oportunidade. Óptimas musicas devem-se ouvir aí casa. Foi por aqui que descobri o blog da Ana Cristina Leonardo, colega no Expresso presumo. Grande abraço. E, for the sake of it, have a merry fucking Christmas. Abraço.

Ana Cristina Leonardo said...

Uma excelente prenda de natal.
:)

Táxi Pluvioso said...

Se condensa 2500 anos de conhecimento deve ser bom.

pcristov said...

ó joão, do que isto precisa mesmo é dumas receitas de coscorões e azevias, pá. ah, e um grande abraço.

João Lisboa said...

... não gosto de coscorões nem de azevias... sorry.

Abraço.