01 December 2011

É MUITO TRISTE SER PAROLO (PARTE IV)





































(2011)

12 comments:

fallorca said...

Poupaste-me o sacrifício da foto; só tinha visto a do azeiteiro

João Lisboa said...

Também estive quase a saír à rua de propósito para fotografar (quando os tinha vito não levava a máquina comigo). Mas o Google é o melhor amigo do homem.

Táxi Pluvioso said...

Muito boa publicidade. É a bebida com a qual começo a beber, para acondicionar o estômago com algo muito nosso. Mas falta anúncios com o José Eduardo dos Santos & filha, “venha lavar o dinheiro a Portugal, quero dizer, venha investir em Portugal”.

Spy Files.

João Lisboa said...

"É a bebida com a qual começo a beber"

Frase peculiar.

fallorca said...

Exacto, terá sido bebida?

Ana Cristina Leonardo said...

juro que pensava que isto tinha sido alguém a gozar!!!
mas é com digo, e tenho de começar a dizê-lo com mais convicção: pior é sempre possível!

Anonymous said...

Enfim, V. Exas não são propriamente o público-alvo do licor beirão. Aliás, nem V. Exas nem os leitores de V. Exas :-)

João Lisboa said...

Mas não estou sequer vagamente interessado no objecto nem na "eficácia" da campanha de publicidade em si. Até podiam ser os tampões do Américo Amorim.

A veia intrinsecamente portuguesinha-curta da coisa é que arrepia: "olha patrão Nicolas, olha patroa Angela, tuga porta bem e dá prenda fixe... tuga é porreiro, viu?"

Táxi Pluvioso said...

"Peculiar",

um é substantivo, outro um verbo, referem-se a ações gramaticais diferentes, claro que fica muito melhor, pois a malta nova anda enlencada na cultura iuesseei, "o drink com a qual começo a beber" ou melhor ainda " a bebida com a qual começo a drinkar".

Parolo será advérbio? conheço-o como verbo: eu souparolo tu ésparolo ele éparolo nós somosparolos vós soisparolos eles sãoparolos. E é um verbo que não se conjuga no futuro.

João Lisboa said...

Pois, pois.

Anonymous said...

O licor beirão tem-nos habituado à ironia das suas publicidades. Não é de outra maneira que eu leio estes votos de boas festas. Assim é muito bom ser parolo (claro que subjaz à marca uma apropriação "nacional" de orgulho ferido da qual se aproveita, mas a pub.é quase sempre ideológica. Acho mais parolo o "compre o que é nosso".

Josina

João Lisboa said...

"O licor beirão tem-nos habituado à ironia das suas publicidades"

Então, esta ironia agora é tão fina, tão subtil, que me passa toda ao lado.

"subjaz à marca uma apropriação "nacional" de orgulho ferido"

???... "Portugal está a dar o seu melhor"???...

"a pub.é quase sempre ideológica"

A pub é SEMPRE ideológica. Exactamente.