16 October 2011

DE ONDE SE CONCLUI QUE - EXCLUÍDA A HIPÓTESE CANÍDEA - YULIA TYMOCHENKO, DESGRAÇADAMENTE, DEVERÁ TER ENTRANÇADO O CABELO DURANTE UMA TEMPESTADE


(cortesia de mr. apostate)

"É claro que os caçadores-recolectores não são as únicas pessoas a perguntar-se porque acontecem coisas más. Se nos referirmos só à tradição cristã, ela gerou pilhas e pilhas de tratados sobre o assunto. No entanto, os caçadores-recolectores respondem a esta questão de um modo mais eficaz do que muitos teólogos modernos: pelo menos as respostas dos caçadores-recolectores são menos atormentadas por paradoxos. Os teólogos da linhagem abraâmica - judeus, cristãos, muçulmanos - vêem-se constrangidos desde o início por uma dura premissa: a de que a realidade é governada por um deus omnisciente, todo-poderoso e bom. E é um enigma saber porque é que um tal deus, capaz de curar o cancro a qualquer momento, haveria de preferir ver os inocentes a sofrer. (...)

No universo dos caçadores-recolectores, o problema do mal não é tão desconcertante, pois o sobrenatural não assume a forma de um ser todo-poderoso, muito menos um ser moralmente perfeito. (...) Como exemplo, temos Karei, deus do trovão dos semang, um povo de caçadores-recolectores do Sudeste Asiático, que se irritava se visse alguém a pentear o cabelo no decorrer de uma tempestade ou se encontrasse alguém que assistisse a um acasalamento de cães". (Robert Wright, A Evolução de Deus)

(2011)

2 comments:

brunopeixe said...

Caro João,

Muito obrigado por linkar para esse magnífico site. Enfim, é um desastre para a produtividade, mas há muito tempo que não me ria tanto numa tarde. Um grande bem haja.

João Lisboa said...

We aim to please.