SE O DESPORTO CONSTITUI UM FACTOR DE RISCO ELEVADO PARA A SAÚDE (EXACTAMENTE COMO O TABACO) PORQUE SE REPRIME O TABAGISMO E SE ESTIMULA E APOIA O DESPORTO?
Jogo de futebol em Melbourne (gravura de Robert Bruce, 1866)
Segunda pergunta: se, tendo acontecido "uma comercialização e politização do resultado desportivo e em que o próprio desporto se estruturou em termos de negócio, naturalmente que os limites físicos procuram ser ultrapassados. De resto, só há espectáculo quando o próprio limite é ultrapassado", porquê insistir em chamar "desporto" a algo que é apenas outro ramo do "show business"?
Terceira pergunta: se "este [o doping] não é um problema exclusivo do desporto" e se estende "a toda a sociedade, em geral. Desde os bailarinos, às pessoas das artes e espectáculos, a muitos produtores culturais, aos músicos" e se trata, de facto, apenas de "show business", por que motivo o controlo anti-doping é obrigatório para "desportistas" e não para Mick Jagger, Anna Netrebko ou Madonna? Apenas porque "pesa sobre a realidade desportiva (...) uma visão idealista que foi criada em redor desta actividade, que não se coloca relativamente a outras áreas sociais ou num conjunto de outras profissões que usam, de forma mais ou menos regular, um conjunto de substâncias para potenciarem a sua performance, rendimento e capacidade".
(2011)
2 comments:
Ninguém sabe responder?
Sabe...
Post a Comment