13 June 2010

GRANDES MOMENTOS DA HISTÓRIA PÁTRIA (III)

Os "gloriosos" dias de Outubro de 1910 (I)
(ou eu queria muito ver isto em versão Blackadder)



"(...) A revolução republicana, durante tantos anos tão cuidadosamente preparada, começou - e acabou - na maior desordem. O primeiro acto de rebelião ocorreu no quartel de Infantaria 16 na madrugada de 4 de Outubro. Depois do jantar, os oficiais tinham jogado bridge, lido os jornais e discutido os acontecimentos do dia. A seguir, a maioria decidiu deitar-se: uns fardados, outros de pijama. O comité revolucionário do regimento (3 cabos e 3 soldados) devia abrir a porta de armas a um grupo de civis antes de tentar amotinar as tropas. Mas, por motivos que se desconhecem, resolveu agir sozinho. Assaltou o paiol, armou os homens que pertenciam à Carbonária (cerca de 100), juntou-os na parada e desatou aos vivas à República.

Os oficiais que ainda estavam na messe vieram à janela ver o que se passava. Os mais valentes pretenderam descer, mas foram recebidos a tiro e tornaram a subir; os mais prudentes fizeram fogo da messe. Na parada estabeleceu-se imediatamente o caos, com gente a correr em todas as direcções, a gritar e a disparar. Nessa altura apareceu o coronel comandante do regimento e mandou os rebeldes formar. Os rebeldes recusaram e, quando ele insistiu, abateram-no. Mataram também o respectivo ajudante de campo, feriram dois outros oficiais e puseram um terceiro fora de combate, à mocada.

Perante isto, o resto da oficialidade achou sensato pedir socorro. Não pelo telefone, que, embora houvessem usado momentos antes para informar dos acontecimentos o Estado Maior da Divisão, lhes pareceu agora vigiado. Com louvável cautela, preferiram 'retirar-se', em companhia dos sargentos, para o posto mais próximo da Guarda Municipal. Chegaram, felizmente, sãos e salvos e, logo, com audácia, sugeriram a Malaquias de Lemos que atacasse os insurrectos: sugestão que o visado rejeitou, porque, evidentemente, não tinha 'ordens superiores'". (Vasco Pulido Valente, O Poder e o Povo)

(2010)

1 comment:

Táxi Pluvioso said...

Mas eram os mais bem vestidos da Europa.