02 May 2010

E PRONTO: AGORA QUE O FACÍNORA JÁ MORREU, A SEITA AGRADECE "A PATERNAL SOLICITUDE DO SANTO PADRE" E CONTINUA A "CRIAR A CIVILIZAÇÃO DO AMOR E DA JUSTIÇA"
(soma e segue)


Outros legionários de Cristo

"Fundador da congregação dos Legionários de Cristo acusado de abusar de mais de 20 seminaristas pagava para não ser denunciado: ontem, novo abanão na imagem do Vaticano. Desta vez protagonizado pelo falecido Marcial Maciel, o sacerdote mexicano que, em 1941, fundou a congregação dos Legionários de Cristo e que foi acusado de abusar sexualmente de mais de 20 seminaristas - incluindo os próprios filhos -, entre os anos 40 e 60. O clérigo terá pago uma quantia avultada a três altos dignitários da Santa Sé para evitar a abertura de um inquérito canónico. Um deles é Angelo Sodano, ex-secretário de Estado do Vaticano e actual presidente do colégio dos cardeais. Stanislaw Dziwisz, ex-secretário pessoal de João Paulo II, e o espanhol Eduardo Martínez Somalo, camerlengo no último conclave e prefeito da congregação são os outros". (aqui)




** já com Ratzinger como CEO da Vaticano S.A.

Em síntese: 63 anos para recomendar "uma vida de oração e penitência" e 69 para admitir os abusos. E ainda há quem se queixe da lentidão da Justiça Portuguesa.

Edit: a história completa dos Legionários de Marcial Maciel Degolllado esclarecedoramente contada aqui e aqui.

(2010)

No comments: