13 February 2010

OS INFORTÚNIOS DO MARKETING DA VATICANO S.A.
(e quem se lixa são as nanomicropequenazimédias empresas)



Bento XVI é um fracasso de vendas em Fátima:

"Em termos de popularidade, este papa está muito em baixo de forma" (Armindo Reis Lopes, dono de uma banca de venda de terços, velas e santinhos);

"Ainda não mandei fazer nada relacionado com este papa porque não acredito que se vá vender muito. (...) É alemão e isso diz muito" (José Conceição, responsável por "um pequeno império constituído por três lojas de artigos religiosos, uma fábrica de terços e imagens e um restaurante para grupos de peregrinos");

"Este papa não vende. Vamos produzir um terço com a sua fotografia na medalha, mas numa quantidade pequena e só para dizer que fizemos alguma coisa a propósito da sua vinda" (Fátima Henriques, sócia da Farportugal, uma das maiores fábricas de artigos religiosos do país). ("Se a fábrica não conseguir vender o artigo especial, caberá a Bento XVI o mesmo destino dado à irmã Lúcia, cujos terços personalizados se acumularam aos milhares no armazém: num instante, a sua fotografia foi trocada pela imagem do sagrado coração de Jesus. Já as imagens de Jacinta, produzidas em plástico, também sem saída comercial, acabaram derretidas e recicladas para dar lugar à figura de outros santos").

Mas não é só o problema de o Sumo Patífice carecer de "star quality". Segundo José Conceição, "Cada vez se compra menos. Levam só terços chineses, a 50 cêntimos, um euro e pouco mais. O ano passado, então, foi o pior".

(citações retiradas de "Este Papa não vende", de Joana Pereira Bastos, no "Expresso" de hoje)

(2009)

3 comments:

Lola said...

O cabelo moicano até que não está mal.
Uma batina preta e até que dava um visual gótico.

João Lisboa said...

O p.o.v.o. não apreciaria ver o Sumo Patífice nesses preparos. Um santinho tem de parecer-se com um santinho. E se já nem esses têm muita saída...

Lola said...

Acho que um estilo mais Inquisição ia fazer sucesso.
Cara de santinho cansado ele já tem.