27 November 2009

O PENSAMENTO FILOSÓFICO PORTUGUÊS (XXXIII)

Professora Clara de Almeida




A academia portuguesa está a mudar e a adaptar-se aos tempos radiosos da Nova Era. Já conhecíamos os casos do Professor Doutor Joaquim Fernandes - sumidade da ovnilogia na Universidade Fernando Pessoa ("reconhecida de interesse público pelo D.L. nº 107/96 de 31 de Julho"), e da UNIPAZ/Universidade Internacional da Paz, ("reconhecida pela Câmara Municipal de Lisboa como entidade de elevado valor educativo e cultural"). Importa, agora, dar o justíssimo destaque à Professora Clara de Almeida: licenciada em Economia pelo ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) em 1973, "nos tempos heróicos de antes do 25 de Abril, com muitas lutas universitárias e espírito académico", tem um Mestrado em Comportamento Organizacional do ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) e é docente de Marketing no ISEG na licenciatura em Gestão e em várias pós graduações.



Verdadeiramente importante, no entanto, é a sua busca "da integração holística: faz dela o seu Graal, do Estudo a sua lança, do Amor o seu Escudo e da Luz a sua Armadura". Desenvolvendo um pouco, "desde 1992 que se dedica a actividades apelidadas de 'esotéricas'. Praticante e instrutora de yoga e também Mestre de Reiki, lida com energias subtis de forma natural e aberta. A sua actividade de eleição na área esotérica é a Numerologia, tendo participado em muitos programas de televisão e de rádio apresentando esta especialidade. (...) Vê a vida como uma cadeia de causas e efeitos, não acredita na sorte nem no azar, acredita em Anjos e tem dúvidas se realmente o Pai Natal não existe. (...) Acredita que tem uma missão, conhece algumas das vidas que já viveu e acha que o Amor é o Supremo Dom que nos foi legado e que nos cumpre praticar incondicionalmente". Integra ainda a equipa do espaço Ser Inteiro - polo de Vibrações Positivas envolvido, este ano, no I Congresso Internacional de Sincronização com o Planeta Terra - e publicou já Manual de Numerologia: a Magia dos Números na Sua Vida, O Livrinho da Numerologia, Histórias Reais de Reencarnações e Numerologia Kármica ("que entra em outras dimensões da Numerologia, desvendando mistérios de vidas passadas").

Saudemos, pois, mais uma visionária que, na senda do Professor Doutor Joaquim Fernandes, ousa "desobeder à lógica e aos saberes da Ciência" e "desafiar o cartesianismo estéril".


Obra publicada online: 1, 2, 3 e 4

(2009)

5 comments:

Lola said...

É nisso que dá estudar Economia.
Nem Keynes nem Schumpeter (meu preferido). As desilusões nos cálculos econométricos levam a numerologia.
Enquanto o Brasil nos brinda
com o esoterismo ideológico, Portugal nos brinda com o esoterismo filosófico. E começam os anos 10.

João Lisboa said...

"As desilusões nos cálculos econométricos levam a numerologia"

Ou, como dizia alguém, deus inventou os economistas para que a metereologia pudesse aparentar alguma semelhança com a ciência.

"E começam os anos 10"

Mas a segunda década do milénio só começa daqui a um ano. Nada de confusões.

João Lisboa said...
This comment has been removed by the author.
João Lisboa said...

"Enquanto o Brasil nos brinda
com o esoterismo ideológico, Portugal nos brinda com o esoterismo filosófico"

Tinha-me esquecido disto: é uma bela complementaridade, não é? Seria nisto que o Agostinho da Silva pensava que o António Vieira pensava?...

Lola said...

Lisboa, as listas já começaram. Agora, o futuro é hoje.
Quanto ao Agostinho não sei. Mas o Vieira pensava séculos a frente.
Esta distância da pátria me leva cada vez ficar mais próxima do Rowlands. A mistura de ficção científica com lobos... Acho que ele praticou surf no Algarve.