30 October 2009

O PENSAMENTO FILOSÓFICO PORTUGUÊS (XXXI)

Professor Doutor Joaquim Fernandes



Joaquim Fernandes - juntamente com outros gigantes do pensamento como Eurico Cebolo - é um dos mais bem guardados segredos da Cultura Portuguesa. Pioneiro da investigação ovnilógica desde os anos 70, integrou o C.E.A.F.I. (Centro de Estudos Astronómicos e de Fenómenos Insólitos), organismo que, desde o início, "teve a consciência plena de que a sua progressão seria muito difícil se não possuísse um rigoroso esquema de trabalho, se não o fizesse desapaixonadamente, desobedecendo à lógica e aos saberes da Ciência".


Fundador e director da Revista "Insólito" - na qual, no primeiro número, escrevia, em editorial: "O Insólito começa assim: voluntarioso, humilde, mas capacitado da dúvida que assiste, apto a desafiar o cartesianismo estéril... trilhar o caminho da suspeita... da questão dos OVNI’s à problemática da Parapsicologia... levantamento e evocação da PrimiHistória e pela recolocação do Homem no lugar que lhe compete em relação ao Universo..." -, relativamente às aparições de Fátima, defende o ponto de vista segundo o qual "o fenómeno conhecido como o 'Milagre do Sol'" terá sido, realmente "um disco de metal com luzes equidistantes na periferia, o que se encaixa perfeitamente com a descrição clássica de um UFO em casos à luz do dia".


Actualmente na Universidade Fernando Pessoa - reconhecida de interesse público pelo D.L. nº 107/96 de 31 de Julho e farol da vanguarda académica radical, cujo "Laboratório de Expressão Facial da Emoção" apresentou ao Ministério da Educação, no início deste ano, a proposta de "um programa inovador de literacia emocional" -, o, hoje, Professor Doutor Fernandes, esteve na origem do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTESC) e, nele, tem dirigido uma "Pós-graduação em Ciências da Consciência", dedicada às "fenomenologias associadas aos domínios do mental, do espiritual e do imaginário criativo", em que, no Plano de Estudos - continuando bravamente a "desobeder à lógica e aos saberes da Ciência" e a "desafiar o cartesianismo estéril" -, se destacam cadeiras como "Razões de uma abordagem nos limites do conhecimento", "A medicina dos dois espaços-tempo", "Swásthya Yoga e hiperconsciência", "Contrologia - o método Pilates de consciência Mente-Corpo", "O imaginário das crianças Índigo", "A escola do sonho acordado: fragâncias de Desoille e Virel", "Mandaloterapia" e "A redescoberta do sexto sentido na condição humana".


De Outros Mundos - Os Portugueses e os Extraterrestres, obra elaborada no âmbito do trabalho desenvolvido pelo CTESC e a ser lançada a 3 de Novembro próximo, coroará o monumental labor intelectual e académico do Professor Doutor, neste ano mágico em que outros eventos científicos de idêntica magnitude - como o "I Congresso Internacional de Sincronização com o Planeta Terra" - distinguiram Portugal no mundo.

(2009)

1 comment:

Lola said...

O Lobsang Rampa português.