18 October 2009

JUILLIARD POP



Christina Courtin - Christina Courtin

Imaginem o que poderia ser, em termos actuais, uma superbanda: o guitarrista Marc Ribot (Tom Waits e inúmeras outras notabilidades de downtown-New York), Greg Cohen (baixista e acordeonista de currículo semelhante com Laurie Anderson pelo meio, aqui, também, enquanto co-produtor), o teclista Benmont Tench (ele, fidelíssimo dos Heartbreakers, de Tom Petty, mas também regular de Johnny Cash, U2, Sam Phillips, Bob Dylan, Roy Orbison, Rolling Stones, Elvis Costello e Fiona Apple), o baterista Jim Keltner (não há espaço para incluir metade dos ilustres), o multi-instrumentalista, produtor e "film-musician", Jon Brion (Aimee Mann, a bela Fionna, Brad Mehldau e filmes de P.T. Anderson e Michel Gondry na carteira) e ainda outras notabilidades injustamente avulsas.



Estão todos no álbum de estreia de Christina Courtin, recém-licenciada da Juilliard em violino e – como Joan Wasser, Shara Worden ou Regina Spektor, outras tantas "meninas de conservatório" – óptima e erudita "songwriter" (algures entre o melhor de Kristin Hersh, Joni Mitchell e Spektor), capaz de escrever “I thought I was a person too, turns out I’m a monster just like you” e de, por só, episodicamente, aqui, pegar no violino, desafiar a velha escola com a frase (no seu site) “Take that, Juilliard!”.

(2009)

4 comments:

nélito relhálha said...

no tempo em que eu comprava jornais com esse tipo de suplemento (tóxico), ser 'um óptimo e erudito' songwritter era uma maratona.

tenho pena que agora, infelizmente, se troquem as bonitas amadoras do meio-fundo pelos quenianos.

João Lisboa said...

"no tempo em que eu comprava jornais com esse tipo de suplemento (tóxico), ser 'um óptimo e erudito' songwritter era uma maratona"

Pelos vistos, seja lá "esse tipo de suplemento" o que for, não era assim tão "tóxico": sobreviveu.

E "songwriter" só tem um "t" (cuidado: os erros de ortografia são altamente tóxicos e, pior, contagiosos).

nélito relhálha said...

songwritter, \ˈsȯŋ-ˌrī-tar\, noun, example of a recursive miswriting used mainly to determine if a subsequent comment avoids the main topic.

João Lisboa said...

Belíssimo fake. Mas o erro permanece.