06 May 2009

CONTRA OS ESPÍRITOS DO MAL



Embora com alguns dias de atraso - mas nunca é tarde demais para saudar os grandes eventos culturais -, regista-se a publicação do quarto número da notabilíssima "Revista Plenitude", desde que, em boa hora, passou a ser distribuída, gratuita e mensalmente, com o "Público". Mantendo os elevadíssimos níveis de qualidade jornalística e, porventura, até literária, a que nos habituou, nesta edição, preferimos destacar aquilo que lhe é verdadeiramente essencial: o seu, chamemos-lhe assim, núcleo duro teológico e evangelizador.



Do qual, desta vez, a preciosa jóia é a assombrosa reportagem de Rosa Teixeira da Silva sobre o "Desafio da Fé" que, no passado dia 10 de Abril, a IURD levou a cabo no estádio do Restelo, em Lisboa. Verdadeiras receitas para combater a crise a que os governantes deveriam prestar mais atenção saltam das páginas pela voz do bispo Alfredo Paulo e através da forma como, ardendo de fé, os fiéis reagem ("'Vamos falar com Deus em nome do Senhor Jesus' [...] Numa das bancadas, Jéssica Dias cerra os olhos com tanta força, que as pálpebras estão todas enrugadas. Com apenas 14 anos, o que faz esta adolescente? 'Estou a adorar Deus' [...] Apesar da tenra idade, diz ter-se apercebido da mudança na vida familiar: 'Acabaram-se as doenças e a miséria'"); os milagres "live" multiplicam-se ("'Você que tem sida, você que tem sido vítima duma força espiritual do mal, feche os seus olhos, vai receber a libertação agora [...] Em nome do Senhor Jesus, espírito das trevas, solta o corpo dessa pessoa - agora'. [...] Manuela atesta ter vencido um cancro da mama com a sua fé; Alice Ferreira conta ter conseguido a sua libertação espiritual e ter deixado de fazer bruxaria; Cleusa advoga a sua melhoria financeira, assim como o casal Domingos e Augusta Ferreira"). No fim, a acção do sobrenatural comunica-se ao próprio cosmos: "O céu escuro desvanece-se e o sol volta a raiar. 'Começámos com chuva, mas terminamos com sol. Assim é a fé [...], diz o bispo Alfredo Paulo, no término do encontro. 'O Desafio da Fé' deixou suspensa a analogia da mensagem e a convicção comum: 'Não aceitamos uma fé que não nos leve a nada'"). Assim mesmo é que é. Amén. (a não perder: o "Desafio da Fé" segue em tournée pelo país)



Num plano de maior relevo e erudição, não esquecer as crónicas do sapientíssimo bispo Edir Macedo e da sua gentil herdeira, Cristiane Cardoso, assim como a chamada de atenção publicitária para o utilíssimo Curso Gratuito Sobre Estratégia Profissional.

Bispo Macedo, condottiero Belmiro, insigne José Manuel Fernandes: ainda, um dia, a Pátria vos há-de erigir uma estátua!

(2009)

8 comments:

Anonymous said...

'Não aceitamos uma fé que não nos leve a nada'"

O cristianismo sempre se distinguiu pelo amor desinteressado como se vê.

João Lisboa said...

Mas uma pessoa tem problemas, tem necessidades, tem carências... se não é o Senhor Jesus a fazer uma forcinha, quem há-de ser?

Anonymous said...

A filha do Bergman:

http://retrozone.tumblr.com/

Anonymous said...

Com essa capa e esse nome, confesso que confundi com a versão portuguesa de uma revista americana controlada pelo Demo.

Táxi Pluvioso said...

Com 14 anos adoram Deus, mais crescidas é o que se vê.

Mas Deus será um bom substituto ao dólar americano donde todos esperam a salvação.

Lola said...

E ainda que a corrente "somos irmãos em Jesus, ele nos trará a prosperidade", é maior do que pensa a mais vã descrença.
Pois há um três meses, apareceram aqui em São Paulo, um avião cheio de senhoras portuguesas convertidas.
Eu ainda acho que uma romaria à Fátima, passando por uma açorda com vinho, é mais saudável.
Os pastores tugas, num intercâmbio religioso-cultural proibem os cigarrinhos. O vinho é permitido, em homenagem a Noé.
Gostam da Dulce Pontes.

João Lisboa said...

O Noé, esse grande bebedolas...mas com muito menos "fringe benefits" do que o Lot.

Lola said...

Não sei não.
A comitiva era constituída em sua maioria pelo sexo feminino.