27 February 2009

VIGÉSIMO QUINTO COMUNICADO DO C.A.L.A.
(Comité de Apoio a Laurinda Alves)




Acidentes? Despedimentos? Crise? Ponham os olhos nos "funcionários cemiteriais" que, numa atitude admiravelmente positiva, gostam do que fazem e estão certos que clientes nunca lhes hão-de faltar. Boas notícias. Portanto.

"Entre as notícias dramáticas de acidentes, mais os despedimentos, mais a radiografia diariamente revista e ampliada da crise, houve uma pequena reportagem na televisão esta semana que me prendeu a atenção. Trata-se de uma iniciativa inédita entre nós: grupos de coveiros em cursos de formação para aprenderem novos gestos, outras maneiras e uma atitude mais adequada às funções dos funcionários cemiteriais. (...) É bom saber que existe esta nova classe de funcionários cemiteriais e que estes homens investem na sua profissão, actualizando métodos e conhecimentos. A única estatística infalível é a da morte e, por isso, estes são os raros profissionais que escapam à crise. Assim sendo, importa perceber que gostam do que fazem e até apostam em fazê-lo melhor. Boas notícias, portanto".

(nota de reportagem saborosa: "[para o "Independente"] fiz algumas entrevistas aos funcionários e aquilo que mais me impressionou foi a naturalidade com que um deles me contou um detalhezinho da sua profissão. "Sabe o melhor que me pode acontecer?", "Não". "É as senhoras virem a enterrar vestidas de collants. É que passados os anos de vir desenterrar, basta pegar nos collants e dar um nó que os ossos estão lá todos. Só aí já está metade do trabalho feito". - "Público")

texto de apoio complementar

(2009)

7 comments:

Anonymous said...

When you search in vain to find
Some law-abiding citizen
Just remember that death is not the end

Anonymous said...

Por acaso a história dos collants até tem graça

fallorca said...

Pelos vistos, ainda não desenterrou nenhuma de meia-liga

Anonymous said...

Isto é, definitivamente, a tão esperada revitalização da economia. Já antevejo as campanhas publicitárias: "Compre as mais belas collants p'ra usar no seu enterro" ou então, para os homens, "ajude os coveiros, deixe-se enterrar com um belo par de ceroulas"...

Ana Sofia Couto said...

"Boas notícias, portanto". Moral ds história: é preciso ver sempre o lado positivo das coisas. Isto é toda uma filosofia de vida...

Ana Cristina Leonardo said...

oh pá, esta é mesmo do outro mundo|

Anonymous said...

No doubt, this is awesome. Seldom do I run across a blog that’s
just as instructive and fascinating on web 2.
0 site, and without a doubt, you have hit the nail on the head.

Very few individuals these days make an effort to put some thought into this issue.
It's awesome that I was able to find this while searching for associated topics.

Stop by my website :: gold and silver buyers