07 October 2008

A VOZ TODA



Sainkho Namtchylak - Freedom Now (DVD)

“Quando estou a cantar, acontece-me entrar num estado em que deixo de ver, não tenho nenhuma sensação, nem boa nem má, não tenho noção do tempo nem nenhuma referência... também me acontece cantar e, ao mesmo tempo, estar a pensar numa sanduíche!”. Esta confissão é o único momento dos 44 minutos de Freedom Now em que Sainkho Namtchylak, para além de cantar, revela algo acerca de si e da sua música.


do documentário Sainkho: A Voice On The Edge
- A Journey Of Extremes
de Erica V. Moeller (2003)


Nos restantes (numa co-produção de La Huit, do canal Mezzo e do festival Banlieues Bleues), vêmo-la e escutamo-la exercitando a voz, decifrando partituras e, em palco, com o baterista Hamid Drake e o contrabaixista William Parker, naquela pessoalíssima combinação do canto gutural bifónico da sua Tuva natal com as “extended vocal techniques” contemporâneas, uma exploração microscópica de todos os registos e possibilidades expressivas da voz – do grito estridente ao sussurro, à sujidade tímbrica ou aos virtuosísticos golpes rítmicos de glote –, numa atitude muito mais radicalmente experimental do que a que exibia em Out Of Tuva (o álbum de 1993, produzido pelo recém desaparecido Hector Zazou) que a revelou ao Ocidente.

(2008)

No comments: