18 March 2019

É exactamente disto 
que o Rui Tavares fala

2 comments:

Andre said...

Bom, antes de escrever seja o que for num teclado arabe, sem pontuacao, uma declaracao de interesse: - vivo e trabalho num pais da peninsula arabica, ensinando jovens arabes universitarios. Estive nas fronteiras de certos paises com o Iemen e Siria. Infelizmente, nao vi o melhor do ser humano nessas circunstancias.

A visao mutua entre Ocidente e Islao e uma imagem reflectida, dominada pela ignorancia e estupor. O Ocidente tem uma nocao muito fragmentada, romantizada, arcaica e simplificada do Islao. O Islao tende a retratar o Ocidente em premissas meramente socio-religiosas, resvalando sempre pela escorregadia encosta da moralidade. No entanto, por motivos que sao obvios, o Grande Ignorante nesta dicotomia e o Ocidente.

O desespero da nossa ignorancia e de tal ordem que, mesmo entre os media e politicos mais progressistas, pouco mais se escuta do que razoes economicas quando enaltecem as respectivas comunidades muculmanas. Entre as excepcoes conta-se a vaga e vacua loa dos jamais especificados beneficios das trocas interculturais, ainda que, o mais das vezes, estas comunidades habitem zonas urbanas segregadas.

Esta ignorancia e fatal, muito alem dos atentados que tanto nos chocam. Por exemplo, permitiu e sustenta actualmente a catastrofe no Iemen, onde mais de 10 milhoes (!!!) de pessoas estao em risco de inanicao, em virtude de uma guerra alimentada pelas industrias de armamento dos EUA, Franca e, ate ao assassinato de certo jornalista saudita, da Alemanha. Jornalistas de guerra calejados descrevem o conflito como "dez vezes pior do que a Siria". Nesta ordem de coisas, a tal ignorancia fomenta uma quase total lateralizacao dos media ocidentais em relacao a maior catastrofe humanitaria do mundo actualmente, e uma das piores dos ultimos 50 anos. E muito complicado, e muito longe, nao queremos saber. Certo. Mas quantas fotos publicadas, quantos directos em noticiarios se viram, digamos, do bloqueio ao porto de Hodeidah, e as consequencias terriveis para toda a populacao do pais? Fica o desafio, para quem tiver a paciencia de procurar.

Os disparates soezes, a simplificacao torpe, as invencoes, a tirada de wikipedia sao o que mais leio em meios de comunicacao ocidentais, em sociedades com liberdade de opiniao, ampla difusao e facil acesso a informacao, elevados niveis de literacia e participacao politica (comparando, por exemplo, com um pais do Golfo). Ao contrario da esmagadora maioria das sociedades muculmanas, nos nao deveriamos ter desculpa para esta ignorancia.

João Lisboa said...

Obrigado. Continue.