07 February 2010

CÍRCULO VICIOSO


Ascending and Descending - M. C. Escher, 1960
("We imagine we are climbing; every step is about 20cm high,
terribly exhausting and where does it get us?
Nowhere; we don’t get one step further or higher")


"Se a elite portuguesa fosse séria, isto tinha de estar em cima da mesa no final do dia:

- demissão de José Sócrates. PS indicava novo PM.
- demissão de Pinto Monteiro.
- demissão de Noronha de Nascimento.

Sucede que a nossa elite não é séria, e o país - com o silêncio acrítico dos media pelo meio - vai fingir que não se passa nada. Há estados falhados, e depois há democracias falhadas, como a nossa".


A virtuous circle or a vicious circle is a complex of events that reinforces itself through a feedback loop. A virtuous circle has favorable results, and a vicious circle has detrimental results. A virtuous circle can transform into a vicious circle if eventual negative feedback is ignored.

Both circles are complexes of events with no tendency towards equilibrium (at least in the short run). Both systems of events have feedback loops in which each iteration of the cycle reinforces the first (positive feedback). These cycles will continue in the direction of their momentum until an external factor intervenes and breaks the cycle.(aqui)

"Do que se vê, diria que o Partido Socialista controla a CGD, sete empresas do PSI 20 (entre as quais se conta um dos dois maiores bancos portugueses), tem as três maiores construtoras dependentes das decisões da casta socialista (duas também estão no PSI 20), outro dos quatro maiores bancos no bolso, dois Grupos de media mais os meios de comunicação públicos, a PGR e o STJ, o SIS depende directamente do Primeiro Ministro ou 'Chefe Máximo' que temos. Mais as centenas de EP, Institutos e Fundações. Posto isto, há quem pergunte: e não se pode fazer nada? Claro que não, a não ser votar com os pés".

(2009)

No comments: