29 September 2008

MÚSICA DOMÉSTICA



David Byrne - Big Love: Hymnal

Big Love é uma excelente série televisiva da HBO criada por Mark V. Olsen e Will Scheffer cujo argumento se centra em torno de uma família de mórmones polígamos “old school” de um subúrbio de Salt Lake City, cuja poligamia – em virtude de o mormonismo “oficial”, depois de a ter erigido em dogma durante quase um século, em 1890, quando o Utah foi cercado por tropas federais, a ter ilegalizado, sob pressão e por via de uma bem vinda “revelação” do “profeta” Wilford Woodruff – a obriga a viver em permanentes manobras de dissimulação face a um meio social, hoje (oh ironia!), ferozmente anti-poligâmico. Se a banda sonora da primeira temporada foi entregue a Mark Mothersbaugh (ex-Devo), para a segunda, o escolhido foi David Byrne.



É ele que, no seu blog, conta como, dos esboços iniciais de hinos mormon "fake" alimentados a devaneios com Bernard Herrmann e Nino Rota, se viu forçado a domesticar os ímpetos de grandiloquência (iluminado também pela sabedoria do “sound designer”, Walter Murch) a favor de uma música “que não jogasse contra as cenas” mas que funcionasse antes como “underscoring” discreto e subliminar. Agora reunida em CD, é isso mesmo com que deparamos: uma espécie de Music For The Knee Plays exclusivamente instrumental, provincial e doméstica, presumivelmente eficaz e sem texto.

(2008)

3 comments:

Cesar said...

Caro Sr. João Lisboa

O Sr. até pode perceber de música mas de religião, e muito especialmente de Mormonismo, o Sr. não percebe nada (ou não quer perceber).

Verifica-se no seu Blog um comportamento doentio da sua parte para maldizer e denegrir a minha religião. Aconselhava-o a consultar um bom médico, porque esta sua obsessão está agravar-se.

Eu compreendo que o Sr. não goste de mormons. Está no seu direito de expressar a sua opinião e de eventualmente não concordar com as doutrinas da Igreja. Porém é uma falta de ética da sua parte espalhar falsidades sobre nós.

Para mais os mórmons também têm direito ao seu bom nome.

Por exemplo quando o Sr. diz:

"se centra em torno de uma família de mórmones polígamos"

Isto é falso, não existem Mormons polígamos. O título Mormon é EXCLUSIVO da Igreja de Jesus Cristo dos santos dos Últimos Dias (IJCSUD) onde a poligamia não é permitida há mais de 1 século.

A série "Big Love" é baseada é inspirada em membros de outra Igreja que normalmente são designados por "fundamentalistas". Trata-se de uma igreja criada por dissidentes mormons no sec XIX cujos membros actuais (a maior parte descendentes desses dissidentes) nunca foram membros da IJCSUD portanto não são mormons.

Outra falsidade da sua parte é quando diz:
"cuja poligamia – em virtude de o mormonismo “oficial”, depois de a ter erigido em dogma durante quase um século, em 1890, quando o Utah foi cercado por tropas federais, a ter ilegalizado, sob pressão e por via de uma bem vinda “revelação” do “profeta” Wilford Woodruff"

É verdade que a poligamia cessou em 1890, mas não devido a um exercito estar a cercar o estado de Utah. É verdade que o governo americano criou leis (hoje em dia consideradas anti-constitucionais) que aprisionaram famílias inteiras de membros da igreja e confiscaram bens da Igreja. A propria existência da Igreja foi posta em perigo.
Para além disso o fim da poligamia foi anunciado por meio de um manifesto e não uma "revelação oportuna" como o Sr. tão maliciosamente afirmou.

Ainda estou a perceber quando diz:

"a obriga a viver em permanentes manobras de dissimulação face a um meio social, hoje (oh ironia!), ferozmente anti-poligâmico."

Tendo poligamia cessado na Igreja há tamto tempo, não sei onde está essa referida "dissimulação"
Por esta lógica os Judeus também são dissimulados? É que no passado eles tinham mais que uma mulher.
E já agora os muçulmanos também serão dissimulados por não praticarem poligamia nos países onde esta é proibida pelas leis seculares? Curiosamente os Mormons nem sequer praticam poligamia nos países onde esta é permitida.

Portanto está a ver "dissimulação" que não existe ou então tem que deixar de fumar aquelas coisas que fazem rir...

Outra coisa não sou fã do seu blog, prezo por ter bom gosto. Só cá venho depois fazer pesquisas no google e aparecerem nos resultados algumas das parvoíces que o Sr. escreve.

João Lisboa said...

Xiiii!... só vi agora (27.08.09) mas olhe que já esta cheio de saudades suas!

"Aconselhava-o a consultar um bom médico"

Estou são como um pêro.

"O título Mormon é EXCLUSIVO da Igreja de Jesus Cristo dos santos dos Últimos Dias"

Portanto, trata-se de uma questão de copyright.

"o fim da poligamia foi anunciado por meio de um manifesto e não uma "revelação oportuna" como o Sr. tão maliciosamente afirmou"

Maliciosamente? Moi?!!!...

Pronto, foi um manifesto e não se fala mais nisso. E fizeram muitas maldades aos santos mormons mas não os cercaram. O que interessa é que, lá em Kolob, o bom deus não dorme.

"Tendo poligamia cessado na Igreja há tamto tempo, não sei onde está essa referida "dissimulação""

Não percebeu nada. Tem de ver a série. Bem boa, por sinal.

Vá escrevendo.

João Lisboa said...

Errata: onde se lê "olhe que já esta cheio de saudades suas!", ler "olhe que já estava cheio de saudades suas!"

Adenda: "Verifica-se no seu Blog um comportamento doentio da sua parte para maldizer e denegrir a minha religião"

Que presunção! Não é só a sua, são todas.