13 June 2007

A DESMEDIDA DO GÉNIO



The Triffids - In The Pines




The Triffids - Calenture

Em 1990, após terem publicado, pelo menos, dois álbuns devastadoramente magníficos - Born Sandy Devotional e Calenture – que o universo, alarvemente, ignorou, os Triffids já não existiam (apenas por obrigações contratuais, sairia ainda o “live”, Stockholm). Mas foi precisamente nesse ano que a West Australian Music Industry, durante um dos seus tantans tribais, entendeu atribuir-lhes um “Life Achievement Award”, o género de condecoração póstuma com que, regularmente, as figurinhas de cera da incineração discográfica lavam a alma dos pecados. Segundo reza a lenda, os organizadores da cerimónia não contavam que nenhum elemento da banda estivesse presente para receber o prémio. E terá sido com enorme surpresa que, quando este foi anunciado, uma das empregadas de mesa do casino onde o evento decorria, subiu ao palco, agradeceu, e regressou rapidamente à sua coreografia de “cocktail waitress”. Era Jill Birt, teclista dos Triffids, então obrigada a esse “night job” ocasional e, hoje, arquitecta.



Em seis anos (descontando o período “formativo” anterior às primeiras edições oficiais), de 1983 a 1989, o grupo de David McComb, Robert McComb, Alsy MacDonald, Martyn Casey, “Evil” Graham Lee e Jill fora um dos responsáveis pelo período de ouro da música australiana: cinco álbuns (Treeless Plain, 1983, Born Sandy Devotional, 1986, In The Pines, 1987, Calenture, 1987, e The Black Swan, 1989), dois mini-álbuns (Raining Pleasure e Lawson Square Infirmary, ambos de 1984) e um reportório de canções que asseguraram a David McComb o estatuto de autor de culto na companhia dos maiores… mas uma discografia que, só agora, quase vinte anos mais tarde, começa a ser reeditada e descoberta como merece. Depois de Born Sandy Devotional, seguem-se, então, In The Pines – muito assumidamente as Basement Tapes do grupo: no polo oposto da sumptuosa desolação do disco anterior, foi gravado, quase artesanalmente, numa minúscula povoação do “outback” – e o (quase) final, Calenture.



Se o primeiro incluía grandes canções como “Kathy Knows”, na verdade (como esta reedição, que reune a totalidade das faixas, na altura, gravadas, definitivamente demonstra), funcionou essencialmente enquanto balão de ensaio para o seguinte, imensa metáfora sobre a insolação dos marinheiros há muito longe de terra (a “calentura”) como pretexto para um autêntico épico trágico-marítimo interior que pulverizava no mesmo almofariz Scott Walker, John Cale, Nick Cave, Cohen, Dylan e aquela dimensão cinemática-orquestral transportada por Gil Norton que, anos antes, produzira Ocean Rain, dos Bunnymen. “Bury Me Deep In Love”, “Blinder By The Hour” (“with your lips for food and your skin for sheets, your eyes for light and your blood for heat and your two white arms for an overcoat”), “Kelly’s Blues”, “Trick Of The Light”, “Save What You Can” ou “Jerdacuttup Man” (e todos os lados-B e “demos” recuperados) são exactamente aquilo a que se deve chamar a desmedida do génio. (2007)

4 comments:

Anonymous said...

joão, posso linkar o teu blog à Meditação da Pastelaria? O nome fui buscá-lo ao O'Neill, o resto é o resto
wwwmeditacaonapastelaria.blogspot.com/
cristina Leonardo

João Lisboa said...

Ó Leopardo, tu linkas quem quiseres!... E "meditação na pastelaria" parece-me um conceito de elevadíssimo potencial...

Também vou lá espreitar e, se me der na bolha, também o linko sem pedir licença.

Anonymous said...

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Anonymous said...

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