17 November 2023

"The Feminine Divine"

(sequência daqui)  Na série de televisão Peaky Blinders, a personagem colectiva é um grupo de jovens fora-da-lei de Birmingham regressados a Inglaterra depois da I Guerra Mundial. Se acrescentarmos a isso o facto de se distinguirem também por um "dress code" muito próprio, não pude deixar de pensar na encarnação inicial dos Dexys (que eram, igualmente, de Birmingham)...  

Percebo o que quer dizer. Mas quando, no início, nos decidimos a usar aquelas roupas foi puramente um gesto teatral. Apenas isso. 

    As suas raízes irlandesas, aqui e ali, ainda se fazem notar? 

Não me parece. Elas farão sempre parte de mim mas, neste álbum não julgo que transpareçam muito. E uma grande parte dessas "raizes irlandesas" tinha bastante a ver com um certo complexo de culpa que me tenho esforçado por eliminar. Embora, para mim, a Irlanda seja, definitivamente, o sítio que em que me sinto em casa: aquele foi o local no qual os meus pais caminharam, piso as mesmas ruas que eles pisaram. (segue para aqui)

No comments: