05 July 2019

“Julgo que o aspecto mais decisivo [do Estoril Political Forum] terá sido a reunião em clima civilizado (e com um estrito dress code) de académicos e analistas” João Carlos Espada, in Observador, 1/07/2019 

Bem sei que uma das caricaturas mais pérfidas a que João Carlos Espada tem sido sujeito publicamente é aquela que ridiculariza a sua batalha cultural sem tréguas pela ordem e compostura vestimentárias, pelo encerramento das salas de aula e de conferências, high tables e corredores universitários a libertinos, descamisados e outras categorias de mal vestidos. * E, no entanto, como é feliz e harmonioso, como instaura um clima civilizado esse mundo higiénico e respeitador dos códigos de distinção, onde tudo é luxo, calma e nada de voluptuosidades. Nesse mundo, o “almoço francês”, por exemplo, só pode chamar-se, na designação de JCE, “almoço Raymond Aron”. Cuisine française, sim, mas na sua versão insossa e sem picante, que não faz mal a ninguém. Se é possível hoje imaginar uma arcádia académica, temos de reconstruí-la a partir das crónicas de JCE. Mais do que um modo de pensar, as suas lições são um modo de vida. (AG)

* curiosamente, os links para o "dress code" evaporaram-se...

10 comments:

Anonymous said...

Como eram maravilhosos esses tempos revolucionários em que o João Espada e o João Lisboa trilhavam os caminhos da luta pelo fim do capitalismo, através da intensificação da luta de classes e a tomada do poder do aparelho de Estado pela UDP, visando a ditadura do proletariado!...

Porém, qual Mãe Coragem, os irmãos separaram-se : o Espada optou pela burguesia e o grande capital; o João escolheu o caminho de Francisco Louçã/Catarina Portas e que apoiam o Bloco de Esquerda.

No fundo, tudo se resume a isto.

Joseph Staline

João Lisboa said...

:-)))))

Ao menos, domine o bê-á-bá do marxismo-leninismo: essa da UDP "visar a ditadura do proletariado" fá-lo-ia ser expulso por desvio de esquerda!...

"o Espada optou pela burguesia e o grande capital; o João escolheu o caminho de Francisco Louçã/Catarina Portas e que apoiam o Bloco de Esquerda"

Ó pra mim (via PP) a venerá-lo: https://lishbuna.blogspot.com/2009/08/malagrida-encarnado-j.html

E, se procurar, vai ver que descobre muito mais.

Já agora, o Espadinha SEMPRE foi igualzinho ao que é agora. Dão-se alvíssaras pela descoberta da magna obra perdida "As Regras Leninistas do Casamento Proletário Com Amor".

Anonymous said...

Não deite serradura para os olhos.
Toda a gente o conhece como um radical de esquerda.
Da fama não se livra. Do proveito já não sei...

João Lisboa said...

Serradura???... Não conhecia essa versão carpinteira da desértica areia. Mas até desenjoa um bocadinho da frase feita.

"Toda a gente o conhece"

Juro - caia eu aqui morto - que nem na minha rua sequer um décimo de "toda a gente" me conhece.

"como um radical de esquerda"

Portanto, muitíssimo menos de um décimo de "toda a gente" não faz a mais pequena ideia do que diz. Se fosse verdade, até era bom. Mas a percentagem real (das pessoas que não fazem a mais pequena ideia do que dizem) é maiorzinha.

"Da fama não se livra"

A sério? Não me diga que há sondagens sobre a minha "fama"...

"Do proveito já não sei"

O que me intriga é qual poderia ser tal proveito.

Só mais um contributo para lubrificar as suas sinapses: por que raio, mesmo que o carimbo de "radical de esquerda" me assentasse, isso haveria de fazer de mim, inevitavelmente, um adepto de "Francisco Louçã/Catarina Portas e do Bloco de Esquerda"? (só agora reparei na "Catarina Portas" por "Catarina Martins"... o trafulha do Freud ia adorar) Não lhe ocorre que o espectro é muitíssimo mais amplo? Ora espreite aqui: https://lishbuna.blogspot.com/search/label/radicais%20livres

Mas ainda bem que teve com que se entreter durante alguns minutos da sua vida. Não tem de agradecer.

Anonymous said...

:-)))))

Mas agradeço.

Porque, o que faz falta é "animar" a malta!... ( e isso faz o sr. muito bem!)

PC

João Lisboa said...

E à borla.

Anonymous said...

Poderia ser de outro modo?...
Está em linha com o que apregoamos.

João Lisboa said...

"apregoamos"

Quem é o plural?

Anonymous said...

"Quem é o plural?"

Ó João, então não vês que isso aí não é plural?

É singular, meu caro.

Singular fino e irónico.

Descentra-te, pá!

João Lisboa said...

"Singular fino e irónico"

Gaba-te, cesto.

"Descentra-te, pá!"

Então eu imagino que um singular é plural e devo "descentrar-me"?

Mas o que gostava realmente de saber é por que motivo os linkzinhos para o "dress code" do IEP se volatilizaram. Ainda não há muito tempo estavam activos.

(vai ter de decidir se me trata por tu ou por "o senhor", a menos que - com os "anónimos" nunca se sabe... - sejam duas personagens diferentes ou que estejamos perante um caso de dupla personalidade)