03 April 2018


+ Três diálogos no Barlavento algarvio
(ou "Portugal numa casca de noz" -  XLVII) 

1) Com funcionária de Câmara Municipal

    Proprietário de terreno de 4 hectares: Boa tarde. Queria saber se, aqui na Câmara, existe algum departamento de apoio técnico que possa dar orientações no que diz respeito à limpeza de terrenos para a prevenção de incêndios.

    Funcionária de Câmara Municipal: Não. Aqui não dispomos de nenhum serviço desse tipo.

    Proprietário de terreno de 4 hectares: Mas não há nenhum engenheiro ou técnico florestal que possa dar, pelo menos, algumas indicações básicas?

    Funcionária de Câmara Municipal: Não. Para isso, terá de dirigir-se à Protecção Civil que fica nas instalações dos Bombeiros.


2) Com funcionária do atendimento dos Bombeiros

    Proprietário de terreno de 4 hectares: Boa tarde. Na Câmara, informaram-me que deveria dirigir-me aqui, à Protecção Civil,  para orientação e apoio técnico no que diz respeito à limpeza de terrenos para a prevenção de incêndios.

    Funcionária do atendimento dos Bombeiros: A Protecção Civil é ali ao fundo. Mas o senhor X não está, foi ao dentista.

    Proprietário de terreno de 4 hectares: E a que horas deverá voltar?

    Funcionária do atendimento dos Bombeiros: Não faço ideia, mas ele sai às 18.00 (eram 15.00).

    Proprietário de terreno de 4 hectares: E amanhã, feriado, o senhor X da Protecção Civil também não estará cá...

    Funcionária do atendimento dos Bombeiros: Não está, não.

    Proprietário de terreno de 4 hectares: E, no fim de semana, também não...

    Funcionária do atendimento dos Bombeiros: No fim de semana, está fechado. Mas posso dar-lhe este número e vá telefonando...


(algumas tentativas de contacto depois...)

    Funcionária do atendimento dos Bombeiros: O senhor X ainda não voltou. Mas, olhe, posso passar a chamada a um responsável dos bombeiros...


3) Com responsável dos Bombeiros

    Proprietário de terreno de 4 hectares: Boa tarde. Na Câmara, informaram-me que deveria dirigir-me aqui, à Protecção Civil,  para orientação e apoio técnico no que diz respeito à limpeza de terrenos para a prevenção de incêndios. Mas, como o senhor X, da Protecção Civil não está, passaram-me a chamada para si...

    Responsável dos Bombeiros: Uiiiiii!... Nem me fale nisso...Anda tudo à nora, com ordens contraditórias, para um lado e para o outro, e ninguém sabe o que há-de fazer... Eu também tenho esse problema com umas terras e tenho as mesmas dúvidas. Olhe, o que é preciso é bom senso! Não abata árvores nenhumas a não ser aquelas que estejam mortas, limpe só o mato. Mas vai custar-lhe uma fortuna: desde que isto começou, os preços dispararam!

6 comments:

alexandra g. said...

habitando a famigerada "mancha verde" e asistindo a isto, posso dizer-te cousas, mas tristes:

- tudo o que vejo ser abatido têm sido os pinheiros bravos, que os eucaliptos (vulgo acendalhas, para mim, e não têm culpa nenhuma, insisto!) continuam alegremente a depurar as áreas aéreas...que depuram, é factual.

___________
(mas ninguém leu o Gonçalo Ribeiro com dois L's?, há décadas????????????????)

___________
(mas ninguém lê ou escuta o xavier Viegas, ele todo, há décadas????????????????)

João Lisboa said...

Verdadeiramente desgraçado é perceber-se que continua quase tudo a ser só teatrinho e que o que deveria/poderia ser feito continua entregue ao "bom senso" - esse escassíssimo bem tão pouco democraticamente distribuído.

alexandra g. said...

se quiseres, arranjo-te castanheiros, pinheiros mansos, medronheiros :)*
e aquela malta boa no ICNF que concede licenças para as árvores que dão bolinhas vermelhas no natalóide :)))

João Lisboa said...

:-)

alexandra g. said...

p.s. - nunca conheci o G.R.T. (li-o, muito, trata-se de um decano altamente respeitável), mas já estive por perto (e conversei, digamos, por 1,5', o possível :) e posso garantir que é pessoa - nestas questões, que são aquilo que o faz mover-se - da máxima seriedade, sem paninhos quentes :) O tipo de profissional que se move com elegância, discreto, mas absolutamente felino quando é necessário. Creio que são raros, assim em lince, para não termos que sair da península :D

alexandra g. said...

falava do Xavier Viegas, naquilo dos'1,5' de glória :))