16 December 2011

É PARA AS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE ISAAC NEWTON



Leonard Cohen - The Complete Studio Albums Collection

Se alguém lhe oferecer este "box-set" contendo os 11 álbuns de estúdio gravados por Leonard Cohen (se necessário, use de todos os truques e estratagemas mais baixos que conhecer para o conseguir), é, certamente, de amor ou enorme amizade que se trata. Porque isto não se oferece: guarda-se, esconde-se, só se mostra protegido pela penumbra e faz-se regressar, de imediato, à caixa-forte onde se aferrolham os tesouros mais preciosos.




Peter Gabriel & New Blood Orchestra - New Blood/Live In London (DVD)

Escutado “a seco”, no CD, New Blood (sucessor do óptimo Scratch My Back, do ano passado), relendo diversos temas de Peter Gabriel em modalidade “no guitar, no bass, no drums” substituídos por orquestra sinfónica, parecia dificilmente à altura do capítulo anterior. Ao vivo, no Hammersmith Apollo, de Londres – com repescagem de quatro peças de Scratch... – o fôlego e a vibração de palco acrescentam-lhe o que faltava.




Throwing Muses - Anthology

No 25º aniversário do primeiro álbum da banda de Kristin Hersh e Tanya Donnelly, uma antologia em formato duplo que se apresenta menos como um "best of" do que como uma "mixtape" compilada pelo próprio grupo, incluindo o segundo disco uma visita ao baú das raridades. Frágil, intensa, vulnerável, aterradora: a música dos Muses era pura poesia pós-punk para melodias evaporadas e neblina eléctrica.




Vários - Chicas! Spanish Female Singers 1962-1974

Em prol da união ibérica, conspirando a favor de uma consoada radicalmente retro-kitsch, ou simplesmente pelo imenso prazer sem culpa de escorregar por um "time warp" abaixo, duas dúzias de canções em castelhano do tempo de Franco, interpretadas por militantes revolucionárias yé-yé como Pili Y Mili ou Los Hippy-Loyas e com programas políticos radicalmente implacáveis: “quiero un chico moderno que vaya conmigo a tomar un café”.




R.E.M. - Part Lies Part Heart Part Truth Part Garbage 1982-2011

A 21 de Setembro passado, Michael Stipe escrevia no site dos R.EM.: “Um sábio disse uma vez que a arte de participar numa festa é saber quando a abandonar. Juntos construímos algo de extraordinário. E, agora, vamos afastar-nos disso”. 30 anos de carreira como quase únicos sobreviventes da "american rock renaissance" do início dos anos 80 ficam aqui testemunhados em 40 faixas, praticamente todas clássicos.

(2011)

No comments: