06 March 2011

O "RESGATE" - SLIGHT RETURN
(pensamento de domingo)



Quarta aparição do "resgate". A primeira foi aqui. Depois, voltou à superfície ali. Mas houve uma outra, anterior, cortesia de Tom Waits, que é a que, agora, interessa:

"Alice não saiu em disco senão dez anos depois porque eu costumava andar com as fitas na mala. Assaltaram-me o carro e roubaram as gravações do espectáculo. Depois, aperceberam-se de que aquilo podia valer algum dinheiro e pediram-me um resgate de 3000 dólares para as devolver. Não foi muito, pois não? Por acaso, senti-me ofendido. Parece-me que queriam dinheiro rápido e pouca conversa".

Mercados. FMI. Fundo Europeu de Estabilização Financeira. Todos em filinha para o "resgate da dívida". Ora, como o exemplo de Tom Waits ilustra e o dicionário confirma, só se paga o "resgate" de algo (ou de alguém) que foi roubado, raptado ou sequestrado.

(por falar nisto, o Elvis Costello também já se debruçou sobre o assunto)

(2011)

1 comment:

Táxi Pluvioso said...

O Jel venceu o Festival. Este ano o primeiro lugar da Eurovisão já está no papo.

Bom Carnaval. E folia louca.