05 March 2010

SHOWBIZ É SHOWBIZ, LÁ ISSO É VERDADE...


Um dos efeitos especiais mais impressionantes
que a Jehova's Shock & Awe SFX está a preparar
para apresentar, em Maio, em Lisboa e no Porto


Ou como diz o vereador do CDS na CML, António Carlos Monteiro, se "há dinheiro para a Red Bull Air Race e para a Fundação Saramago", como é que não há para "um dos acontecimentos mais importantes na cidade de Lisboa este ano", a saber, o "Papa In Rio" (até porque, falando de "Rio", o outro já entrou com o guito)?

Compreende-se a indignação do porta-voz autárquico da Vaticano S.A.: então a empresa envia em tournée o próprio CEO, planifica um grande espectáculo de luz e cor à beira do Tejo (com o qual beneficiarão, pelo menos, algumas dezenas de roulottes de bifanas e couratos e quase toda a hotelaria de 0 e 1 estrelas), não cobra bilhetes, e, para a montagem do OVNI-seixo, não vê nem um tusto da Câmara? É verdade que o "pulling power" do Sumo Patífice não é lá grande espingarda mas, que raio, "the show must go on"!

(quer dizer... isto também não ajuda nada, não é verdade?... - é que nem os funcionários da Vaticano S.A. se safam das escutas...)

edit (06.03.10): e ainda tinha escapado esta... desde já, formal e solenemente me comprometo a usar parte da tolerância que me for concedida para aqui colocar uma série de posts a incluir no label "ateísmo".

(2010)

6 comments:

marta morais said...

http://www.publico.pt/Mundo/assistente-do-papa-implicado-em-rede-de-prostituicao-homossexual_1425777

;-)

João Lisboa said...

Esse é o link, Marta, que está, no final, entre parêntesis, do post.

Lola said...

Eu, particularmente, não gosto de papas, arcebispos, bispos, diáconos, freiras, etc.
Freiras, então...
Mas a igreja católica anda tão em baixa.
Estou achando a implicância uma neurose tuga.
E o crescimento dos evangélicos?

João Lisboa said...

"Estou achando a implicância uma neurose tuga. E o crescimento dos evangélicos?"

O crescimento dos evangélicos - de todas as pintas - é real, mas, por enquanto, marginal e subterrâneo. A Vaticano S.A. está em plano inclinado descendente (mas ainda predominante) e todos os outros na situação inversa. A questão é que, para o que conta - a visibilidade e a influência possível das tomadas de posição -, apesar de em pronunciada decadência, 2000 anos de experiência contam muito.

Em matérias como a legalização do aborto, casamento gay & etc, em Portugal, por enquanto, nunca ninguém se lembra de ir perguntar o que pensa a igreja luterana/metodista/IURD/etc, mas todos querem saber (os que querem) qual é a posição da Vaticano S.A.; admito facilmente que não passe muito tempo até que a relação de forças se modifique, mas, por enquanto, é assim.

marta morais said...

ops, eu que agora até já vejo sempre se o título tem links azulinhos, hehehe.

Lola said...

Não estava me referindo as evangélicas tradicionais, mas sim as "novas" evangélicas que acho mais perigosas que a Católica.
Logo vão perguntar, principalmente na América Latina

Sexo, poder e dinheiro. Religião e política. Tudo muito parecido.