06 January 2010

NEFERTITE NÃO TINHA PAPEIRA
A MONA LISA TINHA COLESTEROL *




"A Mona Lisa tem um sorriso enigmático, mas a modelo do pintor Leonardo Da Vinci podia também sofrer de colesterol e apresentar níveis altos de triglicéridos"

É todo um novo campo que se abre, radioso, para a história e a crítica de arte, permitindo-lhes chamar a si uma imensa multidão de hipocondríacos, até agora, delas, desgraçadamente alheada. Reparem só no potencial de um quadro como A Incredulidade de S. Tomé, de Caravaggio:



Tomé é, clarissimamente, um caso de espondilartrite anquilosante. Já Jesus acumula sintomas de necrose tissular na ferida que Tomé, eroticamente, explora com os dedos, com indícios evidentes de dermatite seborreica (o que, aliás, parece comum a todas as figuras do quadro). Por último, a testemunha em terceiro plano exibe, de modo indesmentível, sinais de alopécia areata cuja etiologia poderá residir na já referida dermatite seborreica ou ser de raíz androgenética.

* elevado, claro...

(2010)

4 comments:

fallorca said...

Cum camando, parece um serviço de Urgências!

RL said...

De maleita em maleita, sendo já mais certo que "o albino Hermeto [também] não enxerga lá mesmo muito bem", é agora revelado que Florence Foster Jenkins era necessariamente surda, como se pode ouvir (com os devidos alertas) em http://en.wikipedia.org/wiki/Florence_Foster_Jenkins
(Castafiore, anyone?)
Teme-se que o "eduquês" dê nisto...

[Com atraso, por ausência: Bom Ano!]

João Lisboa said...

Qual Florence Foster Jenkins... a nossa, muito nossa, Natália de Andrade, é que era a verdadeira Castafiore!

(acabei de descobrir que os Tubos que tinha colocado no post a ela dedicado foram removidos... tenho de ver se os descubro outra vez...)

Bom ano.

Filipa Júlio said...

a psicopatia
alastra,
alastra,
alastra...