24 September 2009

O CONSOLO DA LITERATURA OU, 140 ANOS ANTES,
EÇA DE QUEIROZ VIAJA NO PORTUGAL DO SEC. XXI...
ATRAVÉS DO EGIPTO
(título alternativo: como dizia
aquele outro senhor, "O Meu Coração é Árabe")



Murad Bey (em Description de l'Égypte, État Moderne, 1809-1822)

"Fomos visitar, momentos depois, Bey, um dos ministros de Ismael-Paxá. (...) É um homem grosso, pesado, forte, de fisionomia larga e oleosa. (...) Pareceu-me um homem extremamente limitado, ávido para a exploração. Adivinha-se ali um dos pequenos tiranos do país, desembarcado um dia nalgum porto do Egipto, vindo da Síria ou da Índia, miserável e astuto, elevado pela força, pela intriga, pelas complacências desonestas, devorador, brutal, vaidoso, entorpecido pelo uso das escravas, mantendo-se pelo servilismo. Uma coisa apenas era admirável nele: as suas cigarretes turcas".

(estive, hoje, a poucos metros de um bey local; para o caso, é absolutamente indiferente de que partido era: funcionário político de carreira, pequeno Corleone local que, se tudo correr mal, um dia, chegará a ministro; não lhe vi sequer, porém, as "cigarretes turcas")

"Devido à necessidade, [o árabe] tem o hábito de sofrer, uma resignação animal, não percebe que é infeliz. (...) É alegre, risonho, loquaz, imaginoso; tem uma degradação profunda de carácter, desconhece o que é consciência, dignidade, individualidade. Mas no fundo é feliz. Possui o clima!"

(à volta do bey/Corleone, volteavam "árabes" vários; ele próprio, ensaiava uma coreografia em torno de uma odalisca - sinal dos tempos - caída em desgraça mas, quem sabe?, ainda capaz de, por tortuosas vias, lhe assegurar a elevação; claro que posso ter estado a delirar: hoje, estava um clima autenticamente egípcio)

(citações de O Egipto: Notas de Viagem, Eça de Queiroz, 1869)

edit: admito que tenha sido só por acaso, mas não era este.

(2009)


Voto na urna: nulø, com a frase "ESTA GENTE É UM NOJO"

No comments: