01 June 2009

CLASSICISTAS



Camera Obscura - My Maudlin Career

Algo existe em mim que, instantaneamente, me conduz a segregar hormonas de imenso afecto por quem, num único álbum, consegue incluir dois tão improváveis farrapos de poesia pop como "Were my pupils dilated? Could you tell that I liked you?" e "You kissed me on the forehead, now his kisses give me concussion". E, se isso – como acontece em My Maudlin Career – vier encadernado num dos raríssimos géneros de revisionismo estético que, contra todas as probabilidades, soa antigo, sim, mas não datado, então, trata-se, irremediavelmente, de um daqueles casos cientificamente designados como "tiro e queda".



O género em causa define-se por agregação de nomes próprios: Phil Spector, Ronettes, Tamla Motown, matizados por condimentos mais e menos contemporâneos como Beach Boys, Velvets ou Jesus & Mary Chain. E um ou outro sopro de kitsch-Nashville. Três anos após o suave desmaio de Let’s Get Out Of This Country, os gloriosamente melancólicos Camera Obscura continuam, como devem, requintadamente derivativos ou, talvez, se calhar, apenas classicistas. Não é para todos. Mas eles podem.

(2009)

5 comments:

Duarte said...

Swans deixa-me instantaneamente feliz
You Told A Lie deixa-me instantaneamente apaixonado

Filipa Júlio said...

músicas instantaneamente trauteáveis e equilibradas. gosto muito.

Anonymous said...

Já comprei, já comprei! A preço quase verde na fnac por "sugestão do vendedor".

Agora só falta habituar o cabeço do crianço.

O meu, às 8.15 h da manhã já rula a este som. E às 18.15 h tb: ajuda-me a não cuspir (peço desculpa) para cima dos condutores mal-educados.

Para já, alvíssaras aos Camera Obscura - espero que lancem brevemente o cover do Rod Stewart em outro novo cd.

Obrigada.

sophia

João Lisboa said...

"A preço quase verde na fnac por "sugestão do vendedor"

Como é que é isso?

Anonymous said...

I’m amazed, I have to say. Seldom do I find a blog that’s
just as instructive and fascinating on web 2.0 site, and indeed, you have hit the nail on the head.
This particular matter is an issue that not enough people are
talking intelligently about. It's cool that I was able to find this while searching for relevant topics.

Feel free to surf to my site: where to trade my gold,