BICÓZE DIZE ECT IZAECT DETUIDU (IV)
Pequeno glossário de "Português Técnico" segundo o Magalhães:
Gravar-lo; Continuar-lo; Dirije; Copía; Acabas-te; Attentamente; Encontra-las; Encontras-te; Contar-los; Caêm; Contéem; Fês; (um disco de cada) vês; Historia; Sitio; Agua; Básicamente; Fácilmente; Á direita; Saír; Puxando-las.
Exemplos muito úteis para aplicação prática:
"Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde";
"Dirije o guindaste e copía o modelo";
"Quando acabas-te, carrega no botão OK";
"Cada automóvel só pode mover horizontalmente ou verticalmente. Tu deves ganhar espaço para permitir ao carro vermelho de sair pelo portão à direita";
"O Tux escondeu algumas coisas. Encontra-las na boa ordem";
"Carrega nos elementos até pensares que encontras-te a boa resposta. (...) Nos níveis mais baixos, o Tux indica-te onde encontras-te uma boa cor marcando o elemento com um ponto preto. Podes utilizar o botão direito do rato para mudar as cores no sentido contrario";
"Abaixo da grua, vai achar quatro setas que te permitem de mexer os elementos";
"O objectivo do quebra-cabeças é de entrar cifres entre 1 e 9 em cada quadrado da grelha, frequentemente grelhas de 9x9 que contéem grelhas de 3x3 (chamadas 'zonas'), começando com alguns números já metidos (os 'dados'). Cada linha, coluna, e zona só pode ter uma vez um símbolo ou cifre igual";
"Carrega em qualquer elemento que tem uma zona livre ao lado dele. Ele vai ir para ela";
"Enfia a bola no buraco preto á direita";
"Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."
"O objectivo do jogo é de capturar mais sementes do que o adversário. (...) Se os jogadores se acordam no facto que o jogo está num ciclo sem fim, cada jogador captura as sementes do seu lado";
"J. Sócrates - No princípio do jogo 4 sementes são metidas em cada casa. O jogadores movem as sementes por vês. A cada torno, um jogador escolhe uma das 6 casas que controla. (...) Se a última semente também fês um total de 2 ou 3 numa casa do adversário, as sementes também são capturadas, e assim de seguida. No entanto, se um movimento permite de capturar todas as sementes do adversário, a captura é anulada (...). Este interdito é ligado a uma ideia mais geral, os jogadores devem sempre permitir ao adversário de continuar a jogar.
H. Chavez - Los jugadores... qué, coño?!!!...";
"Aceder ás actividades de descoberta";
"Pega as imagens na esquerda e mete-las nos pontos vermelhos";
"Carrega e puxa os elementos para organizar a historia";
"Saber contar básicamente";
"Move os elementos da esquerda para o bom sitio na tabela de entrada dupla";
"Puxa e Larga as peças no bom sitio";
"Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm";
"Primeiro, organiza bem os elementos para poder contar-los (...)";
"Carrega no chapéu para o abrires ou fechares. Debaixo do chapéu, quantas estrelas consegues ver a moverem? Conta attentamente. Carrega na zona em baixo à direita para meter a tua resposta";
"Treina a subtracção com um jogo giro. Saber mover o rato, ler números e subtrair-los até 10 para o primeiro nível";
"Quando acabas-te, carrega no botão OK ou na tecla Entrada";
"Conta quantos elementos estão debaixo do chapéu mágico depois que alguns tenham saído";
"Olha para o mágico, ele indica quantas estrelas estão debaixo do seu chapéu mágico. Depois, carrega no chapéu para o abrir. Algumas estrelas fogem. Carrega outra vês no chapéu para o fechares. Deves contar quantas ainda estão debaixo do chapéu";
"Lê as instruções que te dão a zona em que está o número a adivinhar. Escreve o número na caixa azul em cima. Tux diz-te se o número é maior ou mais pequeno. Escreve então outro número. A distância entre o Tux e a saída à direita representa quanto longe estás do bom número. Se o Tux estiver acima ou abaixo da saída, quer dizer que o teu número é superior ou inferior ao bom número";
"Tens a certeza que queres saír?";
"Aprende a escrever texto num processador. Este processador é especial em que obriga o uso de estilos";
"Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde. Podes estilizar o teu texto utilizando os botões à esquerda. Os quatro primeiros permitem a escolha do estilo da linha em que está o cursor. Os 2 outros com múltiplas escolhas permitem de escolher tipos de documentos e temas coloridos pré-definidos";
"Envia a bola nas redes";
"É preciso saber manipular e carregar nos botões do rato fácilmente";
"O objectivo é só de descobrir como se podem criar desenhos bonitos com formas básicas";
"O objectivo é de fabricar um forma dada com sete peças";
"Quando o tangram for dito frequentemente ser antigo, sua existência foi somente verificada em 1800";
"Mexe as peças puxando-las. Carrega o botão direito nelas para as virar. Selecciona uma peça e roda à volta dela para a rodar. Quando a peça pedida estiver feita, o computador vai reconhecer-la";
"Reproduz na zona vazia a mesma torre que a que está na direita";
"Reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda";
"Puxa e Larga uma peça por vês, de uma pilha a outra, para reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda";
"Move a pilha inteira para o bico direito, um disco de cada vês";
"Torno dos brancos";
"Joga o joga de estratégia Oware contra o Tux". ("Expresso")
...e com as "novas oportunidades" e os "cursos profissionais" isto ainda vai melhorar muito!...
(2009)
08 March 2009
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7 comments:
Como eu sempre disse o Magalhães é uma boa ideia para os países subdesenvolvidos entrarem na era da informática. No entanto, os lusos não têm capacidade para planear e implementar seja o que for, por isso dará com os burros na água, como sempre sucede. Os lusos lançam as rosas, como a nossa querida rainha santa, e depois não conseguem continuar o processo para que dê resultados.
Não são "os lusos", são as cavalgaduras ignorantes e incompetentes.
E, neste blog, a palavra "implementar" é proíbida. A reincidência implicará sanção.
Substituir "implementar" por "alavancar". E são os lusos sim.
Ou melhor ainda "enlencar"...
LOL
"Alavancar" inclui-se na mesma categoria de "impl...". "Enlencar" é chato mas nem sequer existe. E, se existisse, tinha o mesmo destino.
Diga-se que escrever "enlencar", no contexto deste post, até adquire uma súbita e fulgurante pertinência. Ou, talvez, "pertinênssia".
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