A FALA E A MÚSICA
Patti Smith & Kevin Shields - The Coral Sea
Tenha a linguagem falada evoluído a partir da música ou tenha o processo sido o inverso (The Singing Neanderthals, de Steven Mithen, e This Is Your Brain On Music, de Daniel J. Levitin, lançam óptimas achas para essa fogueira), uma performance de “spoken word” e música como The Coral Sea só pode deixar toda a questão em aberto. Baseado no poema homónimo que, em 1996, Patti Smith dedicou ao fotógrafo (e seu amigo e companheiro dos anos iniciais no Chelsea Hotel) Robert Mapplethorpe, falecido sete anos antes, este álbum duplo regista a sua apresentação em dois concertos de 2005 e 2006, no Queen Elisabeth Hall, de Londres, acompanhada exclusivamente pela guitarra de Kevin Shields, dos lendários My Bloody Valentine. E é justamente nessa estimulação mútua entre a voz, as palavras e as marés sonoras que jorram das cordas de Shields que se torna extraordinariamente difícil assegurar quem determina o quê, se é a declamação encantatória de Smith que incendeia a guitarra ou se é esta que provoca o dilúvio visionário do texto e o empurra, aqui e ali, para uma melopeia quase xamânica. Seja qual for a resposta, o melhor álbum de Patti Smith (e Shields) desde há muito tempo.
(2008)
2 comments:
Ai, João, desgraças-me a vista, a carteira e transformaste-me num adicto do YouTube
E eu que já estava completamente convencido que a Patti Smith já estava definitivamente patareca. Mas este é, de facto, um grande disco. (Enfim, se duas audições forem suficientes para sustentar uma afirmação...)Embora suspeite que o Kevin Shields é o principal responsável pelo terramoto.
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